Notícias



Bicharada

Voluntária precisa de ajuda para manter pets na Restinga

A aposentada Sandra Regina dos Santos necessita de remédios para pulgas e ração para os 16 cães e seis gatos

27/11/2024 - 18h00min

Atualizada em: 27/11/2024 - 19h37min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Arquivo pessoal / Reprodução
Sandra resgata bichinhos na zona sul da Capital.

O puro e simples amor aos animais faz com que Sandra Regina dos Santos, 63 anos, realize um trabalho voluntário de cuidado em sua própria casa. 

A aposentada abriga 16 cachorros e seis gatos em sua residência no bairro Restinga, em Porto Alegre, e precisa de ajuda para mantê-los. Sandra começou a cuidar dos bichinhos há mais de uma década. Na época, ela via muitos cães abandonados em sua região e começou a ficar com pena dos animais indefesos. 

— Comecei a pegar um atropelado, cuidava, castrava, aí ninguém queria adotar eles e eu fui ficando. Agora, tenho 16 cachorros, todos castrados. Normalmente, castro pela prefeitura. Mas alguns já tive que pagar do meu bolso, por um preço social — explica a aposentada.

O cotidiano de Sandra é dedicado aos animais e ela conta com o apoio de seu marido, Paulo Oliveira da Fonseca, 69 anos. Além de alimentá-los, o casal realiza a limpeza dos canis uma vez por dia. Quando necessário, também leva os animais ao veterinário, mas tem pouco apoio financeiro.

— Não tenho parceria com ninguém. Tem uma veterinária que me dá uma força e que, se eu não tenho dinheiro, permite que eu pague os atendimentos depois. Eu sou aposentada e meu marido também. Nós fazemos bicos e o meu dinheiro eu gasto com os animais — descreve Sandra.

A aposentada tem 21 animais sob sua responsabilidade, mas, na prática, cuida de muitos outros. Isso porque vários que estão na rua ela realiza a castração gratuita e, depois, os solta, pois não tem condições de abriga-los.

— Quando eu estou em casa, levanto, limpo os canis, medico, dou comida para eles. Às vezes tem alguns da rua que eu estou atendendo. Coloco ração para gatos e cachorros abandonados, porque as pessoas são irresponsáveis. Essa é a rotina — relata a cuidadora.

Ajuda

O casal já estampou as páginas do Diário Gaúcho algumas vezes. Uma delas foi para pedir ajuda na cirurgia de um cão que tinha sido atropelado. Agora, a aposentada recorre novamente aos leitores do DG para conseguir manter o trabalho com os animais. Os principais pedidos são de ração e remédios para carrapatos:

— Agora começaram a aparecer muitos carrapatos por conta do calor. Eu conheço remédios bons, mas não tenho como dar para os 16 animais, então, tenho que ver qual está pior para medicar.

Apesar das dificuldades do cotidiano, Sandra sonha em dar uma condição de vida cada vez melhor para eles:

A minha realização seria ter muito mais dinheiro para ajudar muito mais, pois é o que me faz feliz — finaliza a cuidadora.

Como ajudar

/// Qualquer valor pode ser enviado para o Pix da Sandra. A chave é o CPF 508.577.540-68

/// Doações de itens podem ser entregues no endereço Avenida Meridional, 465, Restinga

*Produção: Elisa Heinski


MAIS SOBRE

Últimas Notícias