Notícias



Piquetchê do DG

Banda que toca para invernadas artísticas ganha destaque em festivais tradicionalistas

Banda De Toda Goela acompanhou 12 invernadas e conquistou o primeiro lugar como melhor conjunto no Enart. 

03/12/2024 - 15h03min

Atualizada em: 03/12/2024 - 15h08min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Divulgação
Grupo tem se consolidado como uma das referências em festivais tradicionalistas.

O grupo De Toda Goela conquistou a primeira colocação entre os conjuntos musicais de invernada no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Foi o segundo ano consecutivo em que o grupo recebe o destaque, tornando-se uma das referências em festivais do Estado e até de fora dele. 

No total, a banda fez fundo musical para 12 invernadas artísticas no palco do Enart. O troféu de melhor conjunto veio com a apresentação do PTG Bocal de Prata, de Osório, que levou para o tablado a temática “de pai pra filho”. No ano passado, De Toda Goela tocou para o DTG Poncho Verde, de Panambi, e também levou o troféu. 

Com vasta experiência em música para invernadas, o vocalista Juliano Eloy, de Viamão, detalha a dedicação e a sintonia do grupo, essenciais para o bom desempenho nos festivais:

– Em 2023, montamos a banda De Toda Goela, então é um pouco mais de um ano de estrada e ganhamos dois títulos nesse festival. Conseguimos fazer um trabalho que respeita o que as músicas pedem, como acreditamos que os jurados avaliam, no formato do manual. Esse trabalho é uma construção. Para que um grupo vença, nunca é um acaso, é muita dedicação envolvida. Além de saber as músicas, o grupo precisa chegar pronto, com uma sintonia que as pessoas enxergam.

No passado, Juliano integrou o musical do CTG Rancho da Saudade, também reconhecido no meio tradicionalista. Atualmente, ele toca ao lado dos músicos Artur Eloy, Jadir Filho e Ernesto Piovesan. 

Para conseguir atender às entidades e participar dos ensaios, os últimos meses foram de muito tempo na estrada, com deslocamentos do Litoral Norte à Fronteira Oeste. Foram necessárias muitas horas de ensaio para lapidar a interação com as entidades – isso tem sido um dos pontos fortes do grupo. Como em 2023, a banda se destacou com sucessos da música gaúcha. No entanto, na maioria das apresentações, as músicas são autorais, pensadas conforme os temas das invernadas:

– Os temas são compostos e muitas das músicas são autorais, eu e os rapazes escrevemos. No caso do Poncho Verde, fomos a Panambi umas 10 vezes em 2023 e tocamos Poncho Molhado (de José Claudio Machado) e Os Homens de Preto (de Paulo Ruschel), que são grandes sucessos. Tivemos que trabalhar muito para passar a emoção e mensagem das músicas. 

A banda também foi destaque no Juvenart, em outubro, e ainda vai tocar no FestMirim, de 5 a 8 de dezembro. Para acompanhar o grupo, acesse no Instagram @detodagoela


MAIS SOBRE

Últimas Notícias