Notícias



Passe livre

Cerca de 30 mil pessoas devem solicitar isenção no transporte público de Porto Alegre para 2025, estima EPTC

Empresa recebeu cerca de 26 mil solicitações de cadastro em 2024. A partir de 2 de janeiro, passa a ser obrigatória a inscrição no CadÚnico para a utilização do benefício

28/12/2024 - 14h54min


Zero Hora
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agência RBS
Ficou para 2 de janeiro o prazo para renovação dos beneficiários da isenção no transporte público de Porto Alegre.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estipulou o dia 2 de janeiro para o início da renovação anual do cadastro dos beneficiários da isenção no transporte público de Porto Alegre. 

A EPTC prevê que, com base nos bancos de dados de anos anteriores, mais de 30 mil pessoas devem solicitar a renovação ou a primeira via do cartão de passagem Tri Escolar ao longo do próximo ano. A partir de 2025, é obrigatória a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para a utilização do passe livre.

O benefício é disponibilizado para pessoas com deficiência, pessoas com HIV ou aids, crianças e adolescentes que participam de projetos governamentais e estudantes do Ensino Fundamental até a graduação. Em 2024, até o início do mês de dezembro, a empresa recebeu 26 mil solicitações de cadastro para ter acesso ao benefício da isenção do transporte.

A EPTC ressalta que, a partir do dia 2, com a nova medida, todos os beneficiários que não estiverem com o cadastro atualizado ou não se enquadrarem nos critérios exigidos pelo CadÚnico terão o direito suspenso.

Estudantes de cursos que o período letivo iniciou em 2024, mas vai finalizar em 2025, seguem com o benefício ativo até o fim das aulas. 

Famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa também podem se cadastrar no CadÚnico. Para a inscrição, é necessário comparecer a um dos pontos de cadastro da Fundação de Assistência Social e Cidadania com um documento com foto do titular — e do responsável familiar, para menores de idade —, CPF e comprovante de residência. Além dos documentos do titular, é exigido pelo menos um documento com foto de cada pessoa que mora na mesma residência do beneficiário.

Produção: Gabriel Dias


MAIS SOBRE

Últimas Notícias