Falta de Luz
Curto-circuito deixa moradores e comerciantes sem energia na Azenha, em Porto Alegre; veja vídeo
Cabos de energia se soltaram de um transformador e provocaram explosão em frente a uma loja de cosméticos. Comerciantes lamentaram prejuízo enquanto aguardavam pela CEEE Equatorial fazer o reparo
Um curto-circuito provocou uma explosão na Avenida da Azenha, na altura do número 941, em Porto Alegre, no fim da manhã desta sexta-feira (6). Por volta das 11h, cabos de energia se soltaram de um transformador e caíram em cima de um toldo de uma unidade da rede Boticário. O contato entre os fios energizados e a estrutura causou um estouro e, na sequência, a interrupção no fornecimento de energia. Até o momento, não há previsão para o retorno da luz.
A falta de energia se estende por várias quadras desde a esquina da Avenida da Azenha com a Rua Marcílio Dias. Segundo trabalhadores que testemunharam o curto-circuito, quatro explosões ocorreram antes da queda de luz. Eles dizem que uma equipe da CEEE Equatorial esteve no local no início da tarde, removeu os cabos caídos ao chão, mas não conseguiu restabelecer o fornecimento, deixando a região às escuras.
Luciana Oliveira, gerente de um estabelecimento localizado em frente à Boticário, conta que os funcionários da unidade ficaram dentro do local atingido e só foram retirados em segurança às 14h. Luciana ressalta que a loja de roupas em que ela trabalha teve prejuízo estimado em R$ 10 mil. Outro comerciante relatou à reportagem que deixou de arrecadar cerca de 50% do valor projetado para o dia.
Com a queda de luz, diversos locais encerraram o expediente, enquanto alguns mantiveram as portas abertas mesmo sem energia. Parte das farmácias e lojas recorreu a geradores para seguir operando.
A assessoria de comunicação da CEEE Equatorial aponta que equipes da companhia chegaram à região às 18h30min para restabelecer o serviço. Agentes da EPTC auxiliam no isolamento da esquina entre a Azenha e a Avenida Oscar Pereira, já que todas as sinaleiras da região seguem inoperantes. Até o momento, não há previsão para o retorno da energia.
Produção: Gabriel Dias