Memória
Largo em homenagem a David Coimbra é inaugurado em Porto Alegre
Área pública localizada no encontro das avenidas Erico Verissimo e Ipiranga, que leva o nome de David, recebeu ainda uma placa em alusão ao comunicador falecido em 2022
Certa vez, quando ainda morava nos Estados Unidos para se tratar do câncer que havia lhe acometido, o jornalista, cronista, radialista e escritor David Coimbra fez uma brincadeira com seu filho, Bernardo:
— Imagina se um dia tiver um lugar em Porto Alegre com meu nome.
Na manhã desta quinta-feira (12), diante da presença de Bernardo, da viúva, Márcia, de autoridades, colegas e executivos do Grupo RBS, foi descerrada a placa que homenageia a trajetória do comunicador no Largo David Coimbra — como foi batizado o espaço localizado no cruzamento das avenidas Erico Verissimo e Ipiranga em lembrança ao porto-alegrense que morreu em 2022, aos 60 anos, após quase uma década de batalha contra a doença.
A placa, instalada de frente para a Ipiranga, traz a figura de um rosto de perfil, em metal, alusivo à David e a inscrição de um trecho de um dos seus textos mais famosos. O parágrafo extraído da crônica Quando Quis Morrer, publicada em 16 de maio de 2022, diz: "O que existe é o presente e, se o presente pode ser sorvido integralmente, a vida passa a ser boa. E ela é. A vida é boa".
A cerimônia transmitida ao vivo durante o programa Timeline, da Rádio Gaúcha, do qual David participava, contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e do vereador responsável pelo projeto que nomeou o local, Idenir Cecchim (MDB), entre outras autoridades. Presidente do Conselho de Gestão e publisher da RBS, Nelson Sirotsky lembrou que a localização do largo municipal, no encontro entre a Erico Verissimo e a sede da empresa onde o comunicador trabalhava, simboliza a capacidade que David tinha de unir a cultura ao bom jornalismo — sabendo como poucos contar boas histórias.
— O David mereceu esse dia iluminado. Foi um iluminado ao longo de sua trajetória com a família, com os amigos e no seu ofício. Obrigado, David, pelo dia iluminado que estamos tendo — declarou Nelson, sob o sol já forte da manhã, acompanhado pelo CEO da RBS, Claudio Toigo.
O filho Bernardo, tantas vezes celebrado nas colunas do pai publicadas em Zero Hora e GZH, reforçou a importância da homenagem estar localizada naquele espaço, adotado pelo Grupo RBS por meio do programa municipal de conservação de espaços públicos:
— Queria agradecer a todos que ajudaram a fazer isso acontecer. Não tinha como ser mais especial do que esse lugar, na frente da Zero Hora, que era como uma segunda casa para ele.
Cecchim afirmou que a escolha do comunicador para batizar o largo se justifica pela trajetória do jornalista:
— David mereceu, merece, e vai ficar para sempre nesse local, uma das esquinas mais importantes de Porto Alegre.
Sebastião Melo observou que, embora a doença tenha abreviado a vida de David, o escritor de livros como A História dos Gre-Nais, Hoje eu Venci o Câncer e O Meu Guri deixou um vasto legado à cultura local.
A placa foi descerrada às 10h25min, sob aplausos, diante da janela do estúdio da Rádio Gaúcha onde tantas vezes David Coimbra falou aos ouvintes.