Porto Alegre
Melo anuncia novos secretários e muda titular da Causa Animal antes da posse
Gabinete será comandado interinamente pela vice-prefeita Betina Worm; indicada pelo PL, Lisandra Dornelles foi rifada em razão de publicações de apoio à esquerda nas redes sociais
A dois dias de tomar posse para o segundo mandato, o prefeito Sebastião Melo anunciou nesta segunda-feira (30) os titulares de mais sete secretarias e órgãos municipais de Porto Alegre. O comunicado foi publicado no site da prefeitura.
Três secretários e a presidente da Procempa permanecerão nos cargos, enquanto dois vereadores que não se reelegeram assumirão secretarias. O novo procurador-geral do Município também foi indicado.
Além da confirmação dos integrantes do novo governo, o prefeito recuou na indicação de Lisandra Dornelles para o gabinete da Causa Animal.
Médica veterinária, Lisandra foi confirmada no cargo semana passada, mas caiu antes de tomar posse em razão da reação de aliados a publicações antigas vinculadas à esquerda nas redes sociais.
Responsável pela indicação, a vice-prefeita Betina Worm, que também é verterinária, comandará o gabinete interinamente. De acordo com a prefeitura, a revisão na indicação de Lisandra foi comunicada pelo PL, partido de Betina.
Veja a lista de secretários anunciados
Novos titulares
Jhonny Prado - Procuradoria-Geral do Município (PGM)
Procurador de carreira, assumirá a PGM no lugar de Roberto Silva da Rocha. Atuou como chefe de gabinete do prefeito no período eleitoral. Aos 35 anos, o paulista é o advogado que alcançou em menos tempo de carreira o cargo de procurador-geral.
Cassiá Carpes - Secretaria de Administração e Patrimônio
Vereador pelo Cidadania, não conseguiu se reeleger em outubro. Substituirá André Barbosa (PL).
Mônica Leal - Secretaria de Transparência e Controladoria
Vereadora pelo PP, também ficou na suplência na eleição. Entra no lugar de Gustavo Ferenci (MDB).
Betina Worm - Gabinete da Causa Animal
Médica veterinária, a vice-prefeita eleita assumirá a gestão do órgão interinamente, após o recuo na indicação de Lisandra Dornelles.
Ex-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, Lisandra foi rifada depois que aliados do prefeito descobriram publicações em redes sociais com manifestações de apoio a partidos de esquerda e pautas progressistas.
Permanecem no governo
Liliana Cardoso - secretária da Cultura
Adão de Castro Júnior - secretário de Mobilidade*
Alexandre Aragon - secretário de Segurança
Letícia Batistela - presidente da Companhia de Processamento de Dados (Procempa)
*Na Mobilidade, o suplente de vereador Matheus Ayres (PP) ficará na função de secretário adjunto, que já ocupou no primeiro governo