Resíduo acumulado
Moradores da zona rural de Viamão afirmam estar há três semanas sem coleta de lixo na região
Segundo a Brisa Transportes, que assumiu o serviço há uma semana, apenas 40% da localidade foi atendida até o momento. Projeção é de que a situação seja normalizada até o dia 5 de janeiro
Uma semana após assumir a coleta de lixo em Viamão, na Região Metropolitana, a empresa Brisa Transportes admite ainda ter dificuldades para realizar o serviço em parte do município. Com os problemas na cobertura, moradores do bairro Águas Claras, na zona rural, afirmam que há pelo menos três semanas não há coleta de lixo na região.
A cidade sofre com irregularidades no serviço há mais de um mês, o que levou a prefeitura do município a romper o contrato com a antiga empresa e contratar a nova prestadora. Apesar da mudança, a Brisa afirma que não conseguiu normalizar a coleta, principalmente em bairros mais afastados do centro da cidade.
Para lidar com a situação, a moradora e síndica de um condomínio no bairro Águas Claras, Genilse Quadros de Oliveira, afirma que ela e os vizinhos chegaram a propor para a prefeitura de Viamão a contratação de um caminhão para recolher o lixo acumulado. Mas, segundo Genilse, a prefeitura não indicou qual seria o local apropriado para o depósito dos resíduos.
Conforme Vinicius Cardoso, diretor-executivo da empresa, apenas 40% da zona rural foi atendida até o momento e algumas localidades não recebem o serviço há mais de 30 dias.
A prestadora aponta que a grande dificuldade enfrentada desde o início da operação é o grande volume de resíduo acumulado ao longo das últimas semanas. A projeção da empresa é de que o serviço seja normalizado até o dia 5 de janeiro.
Produção: Gabriel Dias