Líder dos professores
Nova presidente do Cpers assume mandato em cerimônia realizada em Porto Alegre
Rosane Zan ganhou a eleição e agora está à frente da gestão 2024/2027 do sindicato
A nova presidente do Cpers, sindicato que representa os profissionais da rede estadual de educação, tomou posse na noite deste sábado (21). Rosane Zan assumiu a gestão 2024/2027 da entidade, em cerimônia que ocorreu na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre.
A eleição do Cpers que elegeu a nova presidente foi realizada nos dias 5 e 6 de novembro. Rosane sucede Helenir Aguiar Schürer, que presidia a entidade desde 2014, mesmo ano que ela passou a integrar a direção estadual do Cpers. Na última gestão, foi tesoureira-geral.
Natural de São Luiz Gonzaga, na região das Missões, Rosane tem 56 anos — sendo 31 de magistério. Possui graduação em Letras com especialização em Língua Portuguesa.
Entre os desafios para a sua gestão, Rosane destaca:
— Vamos continuar nossa luta diária por valorização salarial e contra a privatização e mercantilização da educação. Também tentar reencantar essa categoria. Depois de 2019, tivemos um bom recuo dos educadores e educadoras do Estado. Não só aqui, a classe trabalhadora vem sendo duramente atacada em seus direitos, principalmente o serviço público como um todo.
Rosane ressalta que sua gestão deve tentar avançar em todas as pautas da entidade, incluindo o que ela acrescenta no convencimento do governo estadual a “entender a importância da educação pública e da valorização de um plano de carreira”.
— Que seja a educação seja compreendida como um investimento, e não dada como um gasto — pontua.
Sobre o legado que pretende deixar em sua gestão, Rosane frisa:
— A presidência do Cpers não se faz sozinha, tem mais 20 companheiras junto, das mais diferentes forças políticas que compõem o sindicato, mas que tem um ponto em comum entre todas nós: a defesa da educação pública. Isso quero deixar bem marcado no próximo período.