Solidariedade
Voluntários organizam Natal da Reconstrução em Novo Hamburgo
Iniciativa é apenas uma das festas de fim de ano na Região Metropolitana. Veja a programação e saiba como ajudar
O final de ano é uma época de celebrações e também um momento propício para ser solidário. Isso porque, para muitas pessoas, as comemorações natalinas dependem de doações e de voluntários dispostos a contribuir.
Em Novo Hamburgo, o Natal do bairro Santo Afonso será marcado pela superação após a enchente.
Em maio, a região ficou 20 dias submersa, se somando às histórias de muitos outros pontos atingidos pela catástrofe climática no Estado.
Mas é por meio das redes formadas naquele momento que Luiza de Araujo, 18 anos, está organizando o Natal da Reconstrução da Vila Palmeira. A dona de casa teve a ideia da festa e sugeriu nos grupos de WhatsApp da enchente.
Rapidamente, a comunidade aderiu à proposta e está planejando eventos nos dias 17, 19 e 22, além de ações para decorar a praça da Avenida Buenos Aires, próximo à Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Afonso.
— O objetivo é trazer alegria e o espírito natalino para o bairro, depois de tudo que a gente passou, tudo que as crianças perderam. Eu acho linda essa união — comenta Luiza.
A programação se inicia na terça-feira, dia 17, com uma caminhada luminosa saindo do Mônaco Atacado às 19h30min. O destino é a árvore de Natal de 5 metros de altura que o grupo montará com garrafas pet, na praça.
O local também será enfeitado por comércios do bairro que foram convidados a participar da festa, adotando uma árvore para decorar.
A decoração será inaugurada em um evento na quinta-feira (19), a partir das 17h. Nesse dia, haverá a presença do violinista João Pedro Nunes e do cantor sertanejo Gustavo Quadros.
Já a grande festa será no domingo (22), a partir das 14h. A expectativa é reunir cerca de mil crianças e seus pais, com distribuição de lanches, refrigerante e brinquedos.
Até agora, o grupo já arrecadou os insumos para lanches e alguns brinquedos. Porém, ainda necessitam de doações. Quem quiser ajudar pode doar garrafas pet para decorar a árvore, refrigerante e brinquedos.
— Também precisamos de voluntários para fazer pinturas de rosto nas crianças e da doação de brinquedos. Eu não gostaria que nenhuma criança ficasse sem brinquedos depois da enchente — diz Luiza.
Ainda é possível fazer um Pix para o e-mail projetonataldareconstrucao@gmail.com. Para mais informações, entre em contato com a organizadora p elo telefone (51) 98121-4622.
Confira outras iniciativas em Porto Alegre e Região Metropolitana
Dia 15, na Lomba do Pinheiro
/// A 4ª edição do Natal da Alegria, na Rua Ana Terra, 221, na Lomba do Pinheiro, ocorre no domingo (15). O evento é organizado pela Escolinha Cantinho da Alegria e inicia às 16h. Haverá uma trancista, uma manicure, cabeleireiros e personagens infantis, além da distribuição de lanches e brinquedos para as crianças e um varal solidário.
/// Quem quiser ajudar com doações pode entrar em contato com Naiara pelo telefone (51) 98552-8579.
Dia 21, no Rubem Berta
/// A ONG Juntos Somos Mais Fortes está organizando uma festança no campo de futebol da comunidade do Timbaúva, no Rubem Berta. A ONG espera até 1,5 mil crianças participando da distribuição de lanches, bebidas e brinquedos no sábado (21), entre 15h e 18h. Até agora, foram arrecadados cerca de 800 brinquedos para doação.
/// Quem quiser ajudar pode entrar em contato com Fubá pelo número (51) 98513-2834.
Dia 21, em Gravataí
/// A diversão de Natal no bairro Morada Gaúcha, em Gravataí, está garantida a partir das 17h, do dia 21, na praça ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Idelcy Silveira Pereira. Éasegunda edição do evento, organizado por voluntários do bairro. Dieine Dias Oliveira, uma das organizadoras, afirma que o grupo ainda precisa de doações de brinquedos, doces, lanches e bebidas para as crianças.
/// Para ajudar, entre em contato com Dieine pelo telefone (51) 99630-5476.
Dia 22, no Morro da Cruz
/// No Morro da Cruz, a festa está sendo organizada por Janaina Silva da Silva com ajuda de amigos voluntários. O evento ocorrerá no dia 22, entre às 14h e 18h, na Rua Alvaristo Rodrigues, 6, bairro Partenon.
/// Segundo Janaina, a festa é uma forma de homenagear a memória de seu pai, que faleceu há nove anos. Claudio, ou Cal, como era conhecido, tinha um comércio na região e, por 20 anos, esteve à frente da organização da festa de Natal na Rua Ernesto Araújo.
— Meu pai sempre me pedia para seguir fazendo a festa para as crianças e agora me dedico muito para isso — diz a autônoma.
/// No domingo, haverá distribuição de lanches e refrigerante, e um cabeleireiro para aparar as melenas da gurizada. São esperadas cerca de 400 pessoas participando na festa, mas Janaina ainda precisa de doações, principalmente de brinquedos.
/// Para ajudar, entre em contato com Janaina pelo telefone (51) 99876-7705.
Dia 22, em Alvorada
/// A festa da Tia Inez será das 14h às 19h na Avenida Nossa Senhora Aparecida, 143, bairro Jardim Aparecida, em Alvorada. Haverá distribuição de bolo e refrigerante e são esperadas por volta de 70 crianças.
/// Para ajudar, entre em contato com Marinez Vicente da Rosa, a Tia Inez, pelo telefone (51) 98542-2756.
Dia 22, na Restinga
/// Já na Restinga, a creche comunitária Pequeno Galileu, ligada à organização religiosa Resgatados de Lo-Debar, está precisando de doações para seu evento de Natal. A entidade vai comemorar a data no dia 22, a partir das 15h com os cerca de 50 alunos da instituição. Eles precisam de doações de alimentos, bebidas e presentes para as crianças.
/// Para contribuir, as doações podem ser levadas na Estrada do Rincão, Rua T, 35, ou entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99457-0839.
* Produção Guilherme Freling