Notícias



Posso Entrar?

Cris Silva: "Pode entrar, Simone"

Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras

31/01/2025 - 05h00min

Atualizada em: 31/01/2025 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

A história de hoje é de superação. Não tem coisa mais desafiadora do que organizar a vida pra dar a volta por cima, ainda mais quando não somos sozinhas e temos pessoas especiais que dependem da gente. Com vocês, Simone Maciel, 48 anos, moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, em Canoas.

Leia outras colunas da Cris Silva

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Artesã produz itens personalizados.

Foi assim 

“O meu primeiro emprego foi como professora de Ensino Fundamental. Fiz magistério e estágio numa escola e já fui contratada no mesmo ano. Trabalhei por 12 anos e encerrei esse ciclo por minha própria vontade, pois estava cansada da vida escolar de sala de aula.”

O começo

“Decidi o negócio do artesanato por gostar de trabalhos manuais desde a época do magistério e, como os meus filhos já estavam maiores, eu tinha um pouco mais de tempo livre para investir em algo que fosse meu e que eu gostasse. Comecei a pesquisar, fazer cursos, estudar, praticar e descobri o trabalho personalizado com fotos.”

Meu negócio

“Eu faço artesanato personalizado com fotos e nomes: placas em gesso com fotos, chaveiros com fotos e nomes, imãs de geladeira com fotos, bottons personalizados. Ainda somos pequenos, ano passado estávamos investindo com tudo, mas veio a enchente e fomos atingidos por completo.

Desafios

“O maior desafio até hoje foi a enchente. Perdemos tudo, tudo mesmo. Ficamos 45 dias abrigados em casas de parentes e esperando a água baixar para construir tudo novamente. Hoje, estamos reconstruindo tijolo por tijolo as nossas vidas e o nosso trabalho. Ainda falta muito para alcançarmos tudo o que perdemos.”

Motivação

“Minha maior motivação para continuar é a minha própria família. Primeiro meu marido, que diz que eu não posso parar, depois minha filha e meu filho, que estão sempre me impulsionando a não desistir, principalmente agora após a enchente.”

Daqui pra frente

“Se Deus me permitir, quero seguir no meu trabalho, trazer novidades e inovações para os clientes que acreditam em mim, e me aperfeiçoar cada vez mais. Sei que vai demorar mais tempo para conquistar tudo o que perdemos, mas tenho que seguir em frente.”

Confira o trabalho da Simone no Instagram @artesnaletra.

Recado da Cris

“O que nos define é a forma como nos levantamos depois da queda.”


MAIS SOBRE

Últimas Notícias