Notícias



Desastre em Los Angeles

Hollywood recebe ordem de evacuação em área próxima à Calçada da Fama

Em comunicado, Corpo de Bombeiros local alegou ameaça direta à vida. As chamas se espalham rapidamente por conta da força dos ventos nesta época do ano

09/01/2025 - 10h33min


AFP
AFP
MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA
Hollywood é atingida pelos incêndios na Califórnia e recebeu ordem de evacuação.

Um novo incêndio na quarta-feira (8) colocou a lendária região americana de Hollywood Hills sob ordens de evacuação. O local é próximo da famosa Calçada da Fama, um dos principais pontos turísticos da cidade.

— Ameaça imediata à vida. Esta é uma ordem de evacuação agora — anunciou o Corpo de Bombeiros de Los Angeles, depois de as chamas que eclodiram no Runyon Canyon ao final da tarde avançarem rapidamente, carbonizando oito hectares.

Mais de mil estruturas foram queimadas e cinco pessoas morreram em decorrência dos incêndios florestais alimentados pelos intensos ventos em todo o condado de Los Angeles.

Situação extremamente crítica

Os incêndios começaram em um ambiente de baixa umidade e justo quando os chamados ventos de Santa Ana, característicos nesta época do ano na Califórnia, avançam com força na região. As autoridades advertiram que a situação está longe de melhorar. Os ventos sopram com força na região e atingem entre 70 km/h e 145 km/h.

Os incêndios são frequentes no oeste dos Estados Unidos e desempenham um papel importante no ciclo da natureza. Contudo, a alteração dos padrões devido à mudança climática causada pela ação humana derivou em condições extremas elevando a intensidade deste tipo de incidente.

A Califórnia vem de dois invernos consideravelmente úmidos, o que favoreceu o crescimento da vegetação, que serve de combustível para os incêndios. Já este inverno tem estado seco. O meteorologista Daniel Swain explicou que, embora os ventos tenham alcançado uma magnitude muito poderosa, "o que é sem precedentes é a seca".

— A falta de chuva, o calor anômalo e a seca que vimos nos últimos seis meses é algo que não temos registrado desde os anos de 1800 — comentou.

Devido à situação dramática enfrentada pela Califórnia, Estados vizinhos enviaram reforços para combater o fogo e o governo federal aprovou recursos.

Os cientistas alertam que a mudança climática, causada pela ação humana, altera os padrões e cria climas extremos, com secas mais prolongadas e intensas e incêndios mais vorazes, que se propagam mais rapidamente.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias