Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: vontade de melancia

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

17/01/2025 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Esse calor pede uma melancia geladinha, hein? Sua cor e sabor combinam muito com o verão. É uma fruta que encanta visualmente: enche os olhos e também o estômago. Acabei de comer melancia e deu vontade de dividir esse gostinho refrescante com você. Foi a grandona clássica e cheia de sementes, poderia ter sido a versão baby sem os famosos pontinhos pretos que dão trabalho pra tirar mas deixam a experiência mais autêntica. Ou você come melancia com semente e tudo?

Minha xará Magali, a personagem gulosa da Turma da Mônica, não vive sem. Imagina quantas crianças já foram convencidas a experimentar melancia por causa dela. Quem prova, acho difícil não gostar. Tenho tantas lembranças de infância comendo melancia na praia, rindo com as primas e arremessando as sementes na grama, que era pra casa da minha vó ter virado uma plantação. Outra cena típica de verão é um caminhão estacionado na esquina, lotado de melancias à venda.

Horas

O único problema é caber na geladeira. Precisa abrir espaço pra garantir a melancia geladinha no lanche da tarde. Não sei que horas você vai ler essa coluna, talvez não apeteça pensar cedo em melancia. Só sei que ela é uma fruta sempre presente nos cafés da manhã de hotel, fatiada e atrativa. Cresci ouvindo (e acreditando) que faz mal comer melancia com leite. É mito, a menos que você tenha intolerância à lactose. Existem coisas bem mais indigestas, como engolir fake news.

Suco de melancia é outra delícia de verão. Se você pesquisar na internet, vai se surpreender com tantas receitas e benefícios pra saúde. E melancia é só uma das muitas frutas que a gente pode comer pra se sentir bem. Manga, uva, melão, pêssego, ameixa, mamão, banana, maçã (a natureza se puxou na variedade). Da época, são mais baratas. Com ou sem casca, sozinhas ou acompanhadas. Agora lembrei da salada de frutas e voltei pro túnel do tempo. Doces lembranças dos verões de antigamente.

Leia outras colunas da Maga 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias