Impacto social
Novo prédio do Centro da Juventude qualifica atendimento aos jovens da Lomba do Pinheiro
Inaugurada em dezembro, nova estrutura teve investimento de R$ 6,9 milhões, com empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Após 11 anos de espera, o novo prédio do Centro da Juventude (CJ) da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, foi entregue para a comunidade. A estrutura faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) do governo do Estado, e deve qualificar o atendimento aos jovens de 14 a 24 anos da região. A construção de 1.452 m² teve investimento de R$ 6,9 milhões, com empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Até então, as atividades aconteciam no complexo do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), organização que gerencia o projeto no bairro. A nova estrutura conta com laboratórios de gastronomia, estética, informática e robótica, salas multiúso, estúdio de música, academia e cinemateca.
A iniciativa de construção de unidades próprias para os Centros da Juventude, que operam em locais cedidos ou alugados, surgiu em 2014, com previsão de entrega em 2019. Entretanto, o primeiro prédio só foi concluído em 2022, em Viamão. Agora, com a inauguração na Lomba do Pinheiro, ainda faltam quatro entregas: nos bairros Cruzeiro, Restinga e Rubem Berta, na Capital, e em Alvorada.
Segundo o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, as quatro unidades estão prontas ou próximo de serem concluídas, e devem ser inauguradas nos próximos meses. Ele reforça a importância das políticas para a juventude, como os CJs e o POD, na redução da vulnerabilidade social:
— O público dos Centros da Juventude são jovens de 14 a 24 anos, e nessa idade temos uma disputa direta contra a criminalidade. Esse é um programa transformador, e o nosso projeto é que ele cresça ainda mais.
O POD funciona a partir de três eixos: o sócio-afirmativo, o sócio-profissional e o de Jovem Multiplicador, que foca na formação de líderes na comunidade. Peruchin explica que o programa é pensado para educar e profissionalizar os integrantes com foco na empregabilidade, seja para o mercado de trabalho ou para a ação empreendedora. Desde 2016, já foram mais de 33 mil jovens atendidos.
Oportunidades
Na segunda-feira, o Diário Gaúcho visitou o espaço, inaugurado em 17 de dezembro. Nele, o clima é de renovação e planejamento para o ano recém iniciado. A turma de Jovens Multiplicadores, formada por integrantes mais velhos do CJ, fazia um balanço de 2024 e organizava as atividades dos próximos meses. Em uma sala próxima, uma turma de Jovens Aprendizes produzia um quadro de imagens com suas metas para 2025.
Ao andar pelos corredores do novo prédio, Hellen Christiny Rosa Fonseca, 21 anos, e Syndell Katrine Franco Pereira, 20, lembram de seus anos de estudantes no Centro da Juventude Lomba do Pinheiro. As duas têm histórias semelhantes: fizeram cursos na área da beleza, conseguiram seu primeiro emprego por meio do CJ e foram Jovens Multiplicadoras.
— No CPCA, sempre teve tudo para a gente aprender, mas esse prédio é outro nível. É tudo novo, e os equipamentos são modernos. Vai ser muito bom para os jovens — destaca Hellen.
A vivência no CJ ajudou a jovem a conquistar a sonhada vaga no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela conta que sempre teve certeza do que queria fazer na graduação, mas as oportunidades e o apoio dos professores do Centro da Juventude lhe mostraram como, de fato, “chegar lá”.
— Os profissionais são humanizados e, mais do que apoiarem durante os estudos para o vestibular, eles ajudam a construir o nosso senso crítico e a entender que nós, juventude da comunidade, temos nossos direitos, e esse espaço aqui é um deles — enfatiza a estudante.
Conheça o CJ da Lomba do Pinheiro
Funcionamento
/// Endereço: Estrada João de Oliveira Remião, 4.444, bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre
/// Telefone: (51) 3319-1001
/// Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
/// Interessados podem entrar em contato ou serem encaminhados pela rede de assistência social
Atividades
/// Oficinas livres de esportes, dança, teatro e hip hop
/// Cursos de qualificação profissional: Logística, Mídias Sociais, Fotografia, Robótica, Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelhas, Depilação, Informática, Administração e Culinária
/// Aprendizagem profissional da área de administração e gastronomia
*Produção: Caroline Fraga