Porto Alegre
Praça da Restinga está sem iluminação pública
Moradores relatam que escuridão no local é recorrente e impede crianças de aproveitarem o espaço à noite
Há mais de cinco meses, a Praça Donírio Juvenal Pereira, localizada no bairro Restinga, na Capital, não possui iluminação pública. O local, que deveria ser um espaço para famílias e crianças usufruírem de um tempo de lazer, à noite é tomado pela escuridão, o que afasta e dificulta qualquer circulação.
A situação é relatada por diversos moradores que frequentam o espaço, e que têm a praça como principal ponto para descanso e diversão. No mês de dezembro, a área foi revitalizada após a solicitação da comunidade, com novos brinquedos e melhoria na infraestrutura, mas a falta de iluminação, que é o principal problema, ainda não foi resolvida. Segundo o contador e morador do bairro Alex Leandro, 41 anos, a escuridão prejudica o uso do espaço:
— As crianças não conseguem aproveitar durante a noite, que é quando os pais têm tempo de levar seus filhos depois do serviço. Fora o perigo de ir para a praça nesse período do dia.
Segundo ele, seu filho de 10 anos não pode usar nem o campo de futebol, que fica ao lado da praça, pois também não há iluminação. Há dois postes de luz, com quatro luminárias em cada. Entretanto, elas não funcionam.
— Eu já havia solicitado que os postes fossem arrumados. No dia 17 de outubro, abri uma reclamação pelo número 156 (canal de atendimento ao cidadão da prefeitura) e após três dias foi feita a vistoria, tiraram uma caixinha que tem no poste e ficaram de retornar após 15 dias — relata o morador.
Contudo, o retorno não ocorreu, e após esse episódio, apesar de Alex ter realizado mais ligações para o mesmo canal, não obteve resposta para o seu pedido.
Recorrente
Moradora do bairro há 13 anos, Ana Paula Leandro, 37 anos, também relata que a falta de iluminação é recorrente no espaço localizado na Rua Clara Nunes:
— Eles vêm, arrumam, e depois de uns dois ou três meses, falta luz de novo. Não sei se é uma falha na energia que faz com que queime as luzes. Da última vez, acho que ficamos mais de nove meses sem luz.
Apesar da revitalização realizada no mês de dezembro, que, segundo a moradora, ficou muito boa, o perigo durante o final do dia impede a comunidade de aproveitar o espaço:
— Antes, os pais iam bastante na praça com as crianças, e hoje fica vazia à noite. Fica uma escuridão, um breu, além de ser muito perigoso.
Serviço deve ocorrer em breve
Sobre a falta de iluminação na Praça Donírio Juvenal Pereira, no bairro Restinga, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da IPSul, informa que está avaliando a recolocação do quadro de comando para que a iluminação seja restabelecida, após a concessionária elétrica ter retirado o poste onde o equipamento estava localizado. A previsão é de que o serviço seja concluído até amanhã.
Produção: Ana Júlia Santos