Notícias



Impacto na Capital

Projeto que atende pessoas com HIV está suspenso em Porto Alegre 

Iniciativa é fruto de cooperação com o escritório brasileiro do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos; a interrupção de financiamento determinada por Donald Trump influenciou na interrupção dos serviços

31/01/2025 - 16h56min


Karoline Ávila
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Os exames rápidos distribuídos pelo projeto detectam os anticorpos do HIV em cerca de 30 minutos.

O projeto A Hora é Agora, que atende mais de 1 mil pessoas com HIV/Aids, em Porto Alegre, foi suspenso por tempo indeterminado. A partir desta sexta-feira (31), os pacientes são orientados a procurar postos de saúde e serviços especializados da capital.

As atividades pelo projeto eram feitas nos centros de Testagem e Aconselhamento Navegantes e Comerciários. No local, os pacientes tinham acesso aos remédios antirretrovirais, testagem rápida para HIV e disponibilidade para os tratamentos pré e pós-exposição ao vírus HIV.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, na quinta-feira (30), 13 pessoas que trabalhavam pelo A Hora é Agora, projeto de 2021, deixaram de prestar os serviços.

A iniciativa, nascida em 2014, é fruto de cooperação entre Ministério da Saúde, Fiocruz, Centros de Controle e Prevenção de Doenças no Brasil (CDC-Brasil) e secretarias de saúde. A ação auxiliava os serviços municipais na ampliação de prevenção e diagnóstico precoce por meio de uma série de iniciativas de prevenção combinada.

Além de Porto Alegre, o projeto prestava serviços em Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e em Fortaleza (CE). 

O CDC-Brasil é um escritório regional da instituição do governo dos Estados Unidos responsável pelo combate a doenças. Foi inaugurado no Brasil em 2020. 

No entanto, com a decisão do presidente americano Donald Trump de interromper o financiamento para programas de HIV, que beneficiam milhões de pessoas em países de baixa e média renda, incluindo o Brasil, o projeto perdeu recursos do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Alívio da Aids. No entanto, mesmo com Trump voltando atrás na decisão, ainda na quarta-feira, o A Hora é Agora ainda não tem previsão de retomada, segundo a Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Saiba onde procurar atendimento para HIV em Porto Alegre

  • 134 unidades de saúde (veja a lista de postos de saúde)
  • SAE Santa Marta: rua Capitão Montanha, 27, 5º andar - Centro de Saúde Santa Marta, das 8h às 17h
  • SAE Murialdo: av. Bento Gonçalves, 3722, 2º andar, sala 15, das 8h as 17h
  • SAE Vila dos Comerciários: rua Moab Caldas, 400, área 11, das 8h às 17h
  • SAE IAPI: rua Três de Abril, 90, área 12, das 8h às 17h
  • CTA Santa Marta: rua Capitão Montanha, 27, 5º andar - Centro de Saúde Santa Marta, das 8h às 17h

MAIS SOBRE

Últimas Notícias