Notícias



Entrevista na Gaúcha

Abafamento vai piorar sensação de calor no RS: "É como se estivéssemos numa sauna", diz meteorologista da Defesa Civil

Cátia Valente alerta para possibilidade de termômetros acima dos 40ºC nesta terça e quarta-feira e projeta diminuição da temperatura a partir de quinta-feira (13)

10/02/2025 - 12h33min


Zero Hora
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Até metade da semana, tempo pode ficar nublado com abafamento em Porto Alegre.

Assim como na última semana, os termômetros podem ultrapassar os 40ºC em boa parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (10). A meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação da Defesa Civil do RS, alerta para o risco de temporais e a possibilidade das precipitações tornarem os dias mais abafados no RS no restante da semana.

— Vamos ter mais um impacto a partir de amanhã (terça-feira) que é o retorno das chuvas, e que por causa de todo esse calor podem vir com temporais. (...) Hoje (segunda-feira), temperaturas extremamente elevadas, acima dos 40ºC. (...) Amanhã eu diria que vai ficar ainda pior a sensação por causa da umidade — disse em entrevista ao Timeline Gaúcha, da Rádio Gaúcha.

Conforme Cátia, a presença de umidade no ar aumenta a sensação de calor. A situação se assemelha a estar em um sauna, como questionou o apresentador e colunista de Zero Hora Luciano Potter:

— É como se estivéssemos em uma sauna? — questionou.

— Exatamente! Imagina você numa sauna, que tem a temperatura elevada. Qual é o objetivo da sauna? Fazer você suar, você não consegue trocar o calor do corpo. Aquela temperatura elevada e aquela umidade impedem essa troca (de calor entre o corpo e o ambiente) — explicou Cátia, alertando para riscos de afetar a pressão arterial neste cenário.

Na terça-feira, há mais risco de chuvarada na Campanha, Fronteira Oeste, Sul e parte da Região Metropolitana. A condição ganha força nas demais áreas do território gaúcho na quarta-feira (12), quando a sensação de abafamento permanece.

Quando passa o calor?

Além do calor, a chuva também é reflexo de uma frente fria que deve atuar efetivamente a partir de quinta-feira (13) sobre o Estado e baixar as marcas nos termômetros. Cátia aponta para "queda acentuada da temperatura".

— A partir de quinta e grande parte da semana que vem, vão ser dias de muita instabilidade. Vamos ter chuvas ao longo dos dias, não todos os dias, mas vamos ter instabilidade bastante grande. Quinta-feira já tem essa queda bem acentuada das temperaturas, de 41ºC, 42ºC para 30ºC — projetou.

Veja parte da entrevista ao Timeline Gaúcha



MAIS SOBRE

Últimas Notícias