Após colocação de saibro
"Cachoeira" se forma dentro de casa com temporal em Viamão
Grande volume de água da chuva, misturada com areia, entrou e percorreu cômodos de uma residência no bairro Jardim Krahe


O temporal de domingo (16) deixou um rastro de problemas para moradores de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. No bairro Jardim Krahe, uma família foi surpreendida por uma "cachoeira" que se formou e invadiu a casa onde moram.
A cena foi registrada em vídeo. Nas imagens, é possível ver um grande volume de água da chuva, misturada com areia, adentrando e percorrendo todos os cômodos da residência.
— Acordei com a água invadindo a casa. Até tentamos abrir um buraco pra água sair, mas veio muito areia junto. A prefeitura tinha colocado saibro aqui no sábado, então, essa areia veio com a água da chuva — conta Amonrha Souza.
Em nota, a prefeitura de Viamão informou que "assim que os serviços de emergência forem completados, fornecerá informações detalhadas sobre as ações tomadas e os números atualizados da situação". (Leia a íntegra abaixo)
A família ainda trabalhava na retirada de areia e na tentativa de salvar alguns móveis na manhã desta segunda-feira (17). A maioria dos objetos foi danificada de maneira permanente pela umidade.
Na mesma região, outros moradores também relataram ter a casa invadida pela terra que foi colocada em algumas ruas no sábado (15).
Nota Oficial da Prefeitura de Viamão e Defesa Civil
"A Prefeitura de Viamão, em conjunto com a Defesa Civil, Secretaria de Obras e o Prefeito Rafael Bortoletti, estão nas ruas de forma intensiva para atender às necessidades urgentes da comunidade. Nosso objetivo é garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos, oferecendo o suporte necessário para superar a atual situação.
Neste momento, a prioridade é o atendimento imediato à população afetada. Assim que os serviços de emergência forem completados, a Prefeitura e a Defesa Civil fornecerão informações detalhadas sobre as ações tomadas e os números atualizados da situação.
Pedimos a colaboração de todos para que sigam as orientações das autoridades e permaneçam atentos aos comunicados oficiais. Agradecemos a compreensão.
Para emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone: (51) 99788-6527
Número de emergência dos Bombeiros: 193
Prefeitura Municipal de Viamão."