Para irrigação
Captação de água no Rio Gravataí será suspensa mais uma vez
Medida busca assegurar o abastecimento de água à população e entra em vigor a partir das 8h desta quarta-feira (5)
Pela segunda vez, em menos de uma semana, a captação de água para irrigação no Rio Gravataí será suspensa por conta da estiagem. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) informou que a medida vale a partir das 8h desta quarta-feira (5) e busca assegurar o abastecimento de água à população.
Na tarde desta terça-feira (4), o rio estava com 1m29cm — a um centímetro abaixo do limiar considerado crítico.
O Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema informou que equipes vão a campo fiscalizar o cumprimento das regras de suspensão, juntamente à Brigada Militar e à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
A captação de água no Rio Gravataí havia sido suspensa pela primeira vez no dia 29 de janeiro. Não há previsão de a situação ser normalizada.
Abastecimento à população
Cerca de um milhão de habitantes de municípios da Região Metropolitana são abastecidos por meio do Rio Gravataí. São moradores de Alvorada, Gravataí e Viamão, por exemplo.
O secretário de Meio Ambiente de Gravataí, Denner Gelinger, explica que o município tem aproximadamente 1,5 mil produtores rurais. A maioria é da agricultura familiar, mas grande parte possui poços artesianos nas propriedades, açudes ou bebedouros para o gado:
— A questão da irrigação é muito importante, pois temos um número considerável de produtores rurais. Acreditamos que o fundamental seja a conscientização da população para que não se corra o risco de desabastecimento para as pessoas —afirmou.