Notícias



Festa segura

De olho no Carnaval: especialista dá dicas para seguir na folia sem prejuízos à saúde

Manter a hidratação e seguir uma alimentação balanceada são os principais aliados de quem pretende curtir todos os dias de festa

27/02/2025 - 13h10min


Eduarda Costa
Eduarda Costa
Enviar E-mail
Bruno Todeschini / Agencia RBS
Com alimentação e hidratação adequados é possível chegar ileso na quarta-feira de cinzas.

Os bloquinhos, bares e clubes de Passo Fundo estão nos últimos preparativos para garantir a folia de Carnaval na cidade. Mas para manter o ritmo e aproveitar ao máximo os quatro dias de festa é preciso estar atento à saúde: alimentação e hidratação são os principais aliados para chegar ileso na quarta-feira de cinzas.

Para listar as dicas aos foliões, GZH conversou com a nutricionista especialista em clínica e terapêutica nutricional Luciana Inês Decarli. Independente da festa ser durante o dia ou a noite, a principal orientação é seguir uma alimentação balanceada para manter o pique com segurança e saúde.

— Quem vai festejar deve passar muitas horas em pé, pulando e dançando, o que resulta num gasto energético. Essa atividade, somada ao consumo de bebidas alcoólicas e calor, fazem com que haja desidratação, então também é preciso se manter bem alimentado e hidratado — resume Luciana.

Confira mais dicas para curtir o Carnaval a seguir. 

Faça refeições completas

Antonio Valiente / Agencia RBS
Pratos coloridos são opção certeira para garantir a energia durante a folia.

Além da fantasia e do espírito carnavalesco, também se preocupe em fazer uma boa refeição antes de sair de casa. Nada de lanches ou barrinhas de cereal: invista em um prato que dê combustível para ter energia durante toda a festa. A nutricionista dá dicas de alimentos antes de sair de casa:

Faça uma refeição equilibrada e com comida de verdade. Um prato colorido, com três cores de legumes, uma fonte de carboidrato, que pode ser arroz ou batata, e uma proteína. Se possível, inclua um grão, lentilha ou feijão, que vão dar saciedade por mais tempo e uma boa equilibrada nutricional.

Se mantenha hidratado

Reprodução RBS TV / Divulgação
Além da água, também vale se hidratar com isotônicos, sucos naturais ou água de coco.

Uma vez na festa, mantenha sua hidratação. Além da água, vale também isotônicos, sucos naturais ou água de coco. 

— Na festa você vai transpirar e o álcool também causa desidratação. Então vá intercalando, por exemplo, a cada latinha de cerveja, tome meia garrafinha de água. Se estiver tomando destilado, tome uma garrafinha inteira de água.

Nesta linha, a especialista ainda chama a atenção para o uso das bebidas energéticas, que devem ser consumidas com moderação: 

— Às vezes as pessoas optam por energéticos em vez de água, mas não é um bom substituto. Se a pessoa tem algum problema cardíaco e não sabe, pode resultar numa crise taquicardia. 

Tenha um docinho no bolso

Camila Hermes / Agencia RBS
Objetivo do "doce de emergência" é repor a glicose perdida em casos de embriaguez.

Caso você não cumpra as dicas acima, a especialista aponta que alguns sintomas podem aparecer, como a embriaguez, fadiga ou cansaço. Nesses casos, a dica é ter algum doce de emergência para repor glicose.

— Pode acontecer uma crise de hipoglicemia, por isso indicamos ter um doce de emergência. Uma bala ou aqueles saches de mel, por exemplo. Algo de consumo fácil e que será uma fonte de absorção rápida pro corpo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias