Festa segura
De olho no Carnaval: especialista dá dicas para seguir na folia sem prejuízos à saúde
Manter a hidratação e seguir uma alimentação balanceada são os principais aliados de quem pretende curtir todos os dias de festa


Os bloquinhos, bares e clubes de Passo Fundo estão nos últimos preparativos para garantir a folia de Carnaval na cidade. Mas para manter o ritmo e aproveitar ao máximo os quatro dias de festa é preciso estar atento à saúde: alimentação e hidratação são os principais aliados para chegar ileso na quarta-feira de cinzas.
Para listar as dicas aos foliões, GZH conversou com a nutricionista especialista em clínica e terapêutica nutricional Luciana Inês Decarli. Independente da festa ser durante o dia ou a noite, a principal orientação é seguir uma alimentação balanceada para manter o pique com segurança e saúde.
— Quem vai festejar deve passar muitas horas em pé, pulando e dançando, o que resulta num gasto energético. Essa atividade, somada ao consumo de bebidas alcoólicas e calor, fazem com que haja desidratação, então também é preciso se manter bem alimentado e hidratado — resume Luciana.
Confira mais dicas para curtir o Carnaval a seguir.
Faça refeições completas

Além da fantasia e do espírito carnavalesco, também se preocupe em fazer uma boa refeição antes de sair de casa. Nada de lanches ou barrinhas de cereal: invista em um prato que dê combustível para ter energia durante toda a festa. A nutricionista dá dicas de alimentos antes de sair de casa:
— Faça uma refeição equilibrada e com comida de verdade. Um prato colorido, com três cores de legumes, uma fonte de carboidrato, que pode ser arroz ou batata, e uma proteína. Se possível, inclua um grão, lentilha ou feijão, que vão dar saciedade por mais tempo e uma boa equilibrada nutricional.
Se mantenha hidratado

Uma vez na festa, mantenha sua hidratação. Além da água, vale também isotônicos, sucos naturais ou água de coco.
— Na festa você vai transpirar e o álcool também causa desidratação. Então vá intercalando, por exemplo, a cada latinha de cerveja, tome meia garrafinha de água. Se estiver tomando destilado, tome uma garrafinha inteira de água.
Nesta linha, a especialista ainda chama a atenção para o uso das bebidas energéticas, que devem ser consumidas com moderação:
— Às vezes as pessoas optam por energéticos em vez de água, mas não é um bom substituto. Se a pessoa tem algum problema cardíaco e não sabe, pode resultar numa crise taquicardia.
Tenha um docinho no bolso

Caso você não cumpra as dicas acima, a especialista aponta que alguns sintomas podem aparecer, como a embriaguez, fadiga ou cansaço. Nesses casos, a dica é ter algum doce de emergência para repor glicose.
— Pode acontecer uma crise de hipoglicemia, por isso indicamos ter um doce de emergência. Uma bala ou aqueles saches de mel, por exemplo. Algo de consumo fácil e que será uma fonte de absorção rápida pro corpo.