"Grande perigo"
Inmet amplia alerta de calor intenso para diversas partes do Rio Grande do Sul
Aviso publicado vale para quase todo o Estado, exceto algumas cidades da Serra e do Litoral Sul. Na terça-feira, o RS registrou a maior temperatura da história desde o início dos registros em 1910
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou, nesta quarta-feira (5), alerta de grande perigo de calor intenso em diversas partes do Rio Grande do Sul.
Com grau de severidade vermelho — o maior na escala de risco —, o aviso entrou em vigor às 11h e vai até as 20h da próxima segunda-feira (10).
O alerta publicado vale para quase todo o Estado, exceto parte da Serra e do Litoral Sul.
Onda de calor
Em meio a uma onda de calor, o Rio Grande do Sul registrou, na terça-feira (4), a maior temperatura da história climática desde o início dos registros regulares em 1910.
A marca de 43,8°C foi aferida por volta das 15h na estação automática do Inmet, localizada no município de Quaraí, na Fronteira Oeste.
O valor superou o recorde anterior de 42,9°C, registrado em Uruguaiana no dia 27 de fevereiro de 2022, e passa a ser a maior medição em 115 anos no Estado.
O Rio Grande do Sul continuará enfrentando calor intenso nesta quarta-feira. O dia será ensolarado, com temperaturas elevadas e previsão de que os termômetros ultrapassem, novamente, os 40°C na Fronteira Oeste.
Segundo a Climatempo, a formação de uma área de baixa pressão sobre a costa deve estimular instabilidades no Rio Grande do Sul entre o fim da tarde e a noite. Chuvas isoladas são esperadas no Oeste, no Norte e na Serra.