Notícias



Coluna da Maga 

Magali Moraes: viciados em celular

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

14/02/2025 - 05h00min

Atualizada em: 14/02/2025 - 05h01min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Na grande maioria das escolas do RS, as aulas começam semana que vem, com ou sem onda de calor. Esse vai ser um ano letivo desafiador por um motivo extra: a lei que proíbe o uso de celulares em sala de aula. No país inteiro, a restrição está valendo. Já não era sem tempo. Sinceramente, não faço ideia de como os professores conseguiam ensinar as matérias com a turma grudada na telinha, a atenção picotada feito vídeo do TikTok, o cérebro fritando e não retendo nada.

A menos que seja uma aula de informática ou trabalho em grupo com pesquisa online, lugar de smartphone é bem longe da mão. Ah se resolvesse guardar dentro da mochila fechada. Parte do desafio vai ser lidar com os viciados em celular, e a coisa é séria. Agora existe até um termo pra isso, Nomofobia. A versão abrasileirada do inglês mobile phobia, que é o medo de ficar longe de dispositivos móveis. Dependência real oficial. Medo, pavor, terror e pânico, fobia mesmo.

Ansiedade

O que acontece quando um viciado fica longe do vício? Crise de abstinência, irritação, nervosismo, ansiedade, mal humor, agressividade e mais problemas pra se resolver em sala de aula. Ou deveria se resolver em casa? Falando em casa, que é onde a gente aprende os princípios básicos de boa educação e convivência (só pra citar dois exemplos), provavelmente a gurizada vai querer tirar o atraso quando chegar da aula. Ou seja, vai aumentar o tempo de tela pra compensar.

Não é fácil, eu mesma reconheço que sou viciada em celular. Uso direto pra trabalhar, me informar, me divertir, me alienar. Quem tem limite é município, já diria o tiozão engraçadinho. O que eu digo é isso: dá pra tentar reduzir. Uma coisa que tem me ajudado é usar os recursos do próprio celular pra limitar o uso, como ativar o Não Perturbe e receber à noite o alerta avisando que já me passei no horário. Porque desligar o aparelho é ousado demais pros nomofóbicos. Boa sorte, Profes e Sores.

Leia outras colunas da Maga


MAIS SOBRE

Últimas Notícias