Notícias



Corujão

Mesmo com queda do número de passageiros, viagens de ônibus na madrugada não serão reduzidas em Porto Alegre

Atualmente, nove linhas operam entre meia-noite e 4h em dias úteis na Capital, segundo EPTC. Ocupação média é de seis passageiros por veículo

21/02/2025 - 12h06min

Atualizada em: 21/02/2025 - 12h06min


Jean Costa
Jean Costa
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
Linhas da magrudada realizam 47 viagens com uma média de 276 passageiros.

Alternativa para trabalhadores do período noturno e frequentadores de festas antes da intensificação do transporte por aplicativo, o uso de ônibus no período da madrugada diminuiu nos últimos anos, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Porém, mesmo com a redução de usuários, as viagens realizadas diariamente não serão diminuídas.

A garantia é do gerente de planejamento de operações da EPTC, Flávio Tumelero. De acordo com ele, o objetivo é fortalecer o sistema de ônibus durante o período, entre meia-noite e 4h, para oferecer uma alternativa à população, em função dos preços das viagens via Uber e 99 Pop, por exemplo.

— A oferta é suficiente e vem dando conta depois da pandemia. A mudança não é expressiva, embora tenhamos queda. O objetivo é manter um serviço de qualidade à população. Por exemplo, entre 23h e 4h, a gente tem uma média muito semelhante ao mesmo período. Para nós, a madrugada já começa a partir desse horário — pontua.

Média de seis passageiros

Atualmente, oito das linhas chamadas Madrugadão e Corujão, além da C5 — também conhecida como Balada Segura —, operam em Porto Alegre durante a madrugada. Em dias úteis, são realizadas 47 viagens, considerando tanto o sentido Centro-Bairro quanto o contrário, com uma média de 276 passageiros. Isso significa que, no horário, há uma média de seis usuários por ônibus.

A redução, que começou durante a pandemia, foi agravada pelo sistema de transporte por aplicativo, segundo o gerente de operações da EPTC. Porém, a média ainda é semelhante ao período de março de 2020, antes da chegada da Covid-19.

Contudo, apesar da redução, a oferta ainda é considerada suficiente em razão da demanda, principalmente de passageiros com destino às zonas sul e extremo sul de Porto Alegre.

Linhas:

  • M52 - CORUJÃO - ASSIS BRASIL / PROTÁSIO
  • M98 - NOTURNA (PINHEIRO)
  • M21 - CORUJÃO BALTAZAR/ASSIS BRASIL
  • M31 - CORUJÃO ASSIS BRASIL/BALTAZAR
  • M10 - RESTINGA NOVA VIA VELHA/5 UNID/NOTURNA
  • M68 - NOTURNA (BELÉM NOVO)
  • M68.1 - NOTURNA BELÉM NOVO/CAMPO NOVO
  • M79 - MADRUGADÃO SERRARIA/PONTA GROSSA
  • C5 - CIRCULAR 4 DISTRITO/MOINHOS DE VENTO

MAIS SOBRE

Últimas Notícias