Seu Problema é Nosso
Moradores sofrem com mau cheiro devido a esgoto ao ar livre em Viamão
Segundo relatos, problema também dificulta a passagem de carros na Rua Tramandaí
![Diário Gaúcho](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/17911360.jpg?w=128)
O mau cheiro na Rua Tramandaí, em Viamão, já faz parte do dia a dia dos moradores da região. Isso, porque um buraco na via revela a rede de esgoto. Além de gerar o odor desagradável, há alguns meses, o problema também dificulta a passagem de carros na rua.
Segundo relatos dos moradores, a situação ficou ainda mais complicada no ano passado, durante as chuvas de maio. Quando chove, o esgoto extravasa e segue escorrendo na frente de diversas casas. A rua é uma lomba e o problema do esgoto começa na casa 196.
Os moradores que convivem com essa situação já abriram protocolos na prefeitura. Até então, nenhum pedido foi atendido. De acordo com a comunidade, o problema começou há dois anos e, com frequência, o esgoto entope. O crescimento da vegetação e o acúmulo de lama na rua também são transtornos.
Hugo Balbinotti, 48 anos, mora na casa 216 e relata que ele e outros vizinhos já abriram protocolos. Entretanto, o informado pela prefeitura é de que o prazo é de 28 dias para arrumar o encanamento. O empresário relata a dificuldade em acessar sua casa em decorrência do problema:
— É esgoto correndo solto aqui na rua, um cheiro horrível. Quando chove, lava tudo e escorre a chuva junto com o esgoto.
Desvio
Há 13 anos morando no local, Hugo relata que só consegue acessar sua casa em dias chuvosos porque tem uma rampa mais alta, que possibilita o carro passar pelo mato alto e pela lama.
Outro morador que percebeu o agravo da situação foi Jorge Alvares, 66 anos, da casa 206. Ele é um dos que já teve que desviar do esgoto para chegar em casa.
— A minha casa é a mais prejudicada, porque não tem como transitar por aqui — comenta Jorge.
Residente da casa 226, localizada mais para o final da lomba, Patrícia Oliveira, 37, mora há 25 anos na Rua Tramandaí e também já abriu protocolos com a prefeitura. Segundo ela, o problema foi se agravando ao longo dos meses, até chegar em um ponto insuportável:
— De noite a situação fica ainda mais complicada, vem barata e muito mosquito aqui na frente de casa.
O que diz a prefeitura
/// Procurada pela reportagem, a prefeitura de Viamão, por meio da assessoria de comunicação, alegou que a “prioridade tem sido atender as demandas emergenciais, especialmente a recuperação das vias públicas”.
/// A nota ainda informa que os pontos de esgoto a céu aberto estão sendo mapeados em diversas regiões, incluindo a Rua Tramandaí. “Essa iniciativa faz parte de um esforço contínuo para melhorar a infraestrutura urbana e garantir mais saúde e bem-estar para todos”, diz a nota.
Produção: Ana Júlia Santos