Notícias



Piquetchê do DG

Musical abre calendário de eventos em comemoração aos 70 anos do CTG Aldeia do Anjos

Na quinta-feira (20), às 20h, ocorre o espetáculo que vai reunir músicas que marcaram a trajetória da entidade.

17/02/2025 - 14h17min

Atualizada em: 17/02/2025 - 14h17min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Divulgação / Divulgação
Grupo apresentará uma seleção especial de 20 canções.

Para dar início às comemorações dos 70 anos do CTG Aldeia dos Anjos, um espetáculo musical ocorre na próxima quinta-feira. É o show Aldeia dos Anjos Mil Histórias, que vai celebrar a trajetória da entidade por meio de uma apresentação do seu musical, unindo o repertório atual e as músicas mais antigas. 

Os musicais, como o do Aldeia, acompanham os grupos de danças das entidades em eventos ao longo ano. Além de cantarem e tocarem as músicas das danças tradicionais, os músicos compõem de acordo com os temas propostos para apresentações, como é no caso do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que é considerado o maior festival de arte amadora da América Latina. Quanto mais apresentações, mais  composições vão sendo feitas ao longo dos anos. Segundo Paulo Ricardo Gnoatto, o Paulinho do Aldeia, como é conhecido, o musical já soma mais de cem composições. 

– Os musicais trabalham muito com composições. Nós, do Aldeia, fazemos composições específicas para determinados temas (propostos pelas invernadas artísticas). No ano passado, trabalhamos o tema sobre a professora Lilian Argentina, que é a única mulher folclorista do Rio Grande do Sul. O seu trabalho é um espetáculo. Mas também exploramos nosso cancioneiro gaúcho, pois existem muitas músicas de festivais que são maravilhosas, como as do Chico Saratt, do Miro Saldanha, Carlos Nejar, do Grupo Caverá, entre outros – explica Paulinho, que está no CTG há 48 anos. 

O espetáculo foi pensado como uma apresentação que valoriza a riqueza artística das composições e resgata músicas históricas. O evento será gravado em áudio e vídeo, para depois ser divulgado nas redes sociais do Aldeia do Anjos. Segundo Paulinho, muitas músicas são pedidas pelo público para disponibilização em plataformas digitais, como Spotify – será uma oportunidade de alguns sucessos serem gravados com qualidade. 

– Estamos comemorando o repertório e a riqueza cultural que sempre cantamos. Fizemos uma seleção de 20 músicas para essa noite que será muito especial. Em algumas músicas, teremos participações de dançarinos. Temos a pretensão de colocar esse evento no calendário do Aldeia – diz Paulinho. 

Além de Paulinho, atualmente, a formação do musical é composta por Dani Oliveira, Matheus Dias, BruMa, Nunu Almeida e Oziel Figueró. 

O evento começará às 20h, na entidade localizada na Rua Aldolfo Inácio de Barcelos, 1.553, em Gravataí. A entrada é de R$ 45 (crianças até cinco anos são isentas, de seis a 12 anos pagam meia-entrada). No valor é incluso a janta. Mais informações podem ser encontradas na página do Instagram


MAIS SOBRE

Últimas Notícias