Notícias



Em aquecimento

Onda de calor elevará temperatura a perto dos 40°C na largada de fevereiro

Regiões na faixa oeste do Estado podem ter máximas até 5°C acima do normal. Calorão deve se estender até sexta-feira 

03/02/2025 - 11h25min


Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Enviar E-mail
Bruno Todeschini / Agencia RBS
Termômetros subirão acima da média já esperada para o mês.

Dias muito quentes aguardam os gaúchos na primeira semana de fevereiro. A partir de domingo (2), uma nova onda de calor atinge o sul e o centro-oeste do país, estendendo-se até sexta-feira (7). São esperados índices de temperatura próximos de 40°C na maior parte do Rio Grande do Sul.

Conforme a Climatempo, os termômetros subirão bem acima da média climatológica de fevereiro, que já é elevada nesta época do ano. Nas regiões norte, missões, central, oestecampanha do Estado, as marcas devem ficar até 5°C acima do normal.

Climatempo / Divulgação
Calorão será sentido com mais força no sul e no centro-oeste do país ao longo da semana.

Nas regiões mais ao Leste, incluindo Serra, Região Metropolitana, Vales e Sul, a tendência é de calor entre 3°C e 5°C acima da média.

Além do calorão, pancadas isoladas de chuva são esperadas para a semana, principalmente no período entre a tarde e a noite. As precipitações, no entanto, devem ocorrer de maneira irregular pelo Estado.

Esta será a segunda onda de calor registrada em 2025. Uma primeira onda, entre os dias 15 e 19 de janeiro, trouxe temperatura extrema para municípios como São Borja e Quaraí. A previsão é de que o quadro agrave a situação de estiagem no Estado, que já castiga a produção agropecuária gaúcha pela falta de chuva.

Mês será de calor e pouca chuva

Fevereiro deve ser marcado pela ocorrência de La Niña, fenômeno que tem impacto direto no padrão de chuvas. No Rio Grande do Sul, o evento climático facilitará a passagem de frentes frias e a formação de corredores de umidade.

A expectativa é de que o mês tenha um volume de chuva um pouco maior do que janeiro, mas ainda assim, a irregularidade das precipitações continuará sendo ponto de alerta. O calor intenso manterá a taxa de evaporação elevada, o que significa que a chuva pode não ser suficiente para compensar a deficiência hídrica em diversas regiões do Estado.

Como será o calor em algumas cidades

  • Porto Alegre: a Capital terá temperatura em elevação a partir do fim de semana. O domingo e a quarta-feira devem ser os dias mais quentes, com máximas de 34ºC
  • São Borja: semana começa quente e sem previsão de chuva. Temperatura passa de 35°C na maior parte dos dias, com máxima chegando a 37ºC na quarta e na quinta-feira
  • Uruguaiana: sol e poucas nuvens vão manter o calorão. A temperatura vai a 39ºC na quarta-feira
  • Pelotas: mesmo com previsão de chuva rápida, o sol manterá os dias de calor. Máximas ficam próximas dos 30°C na maior parte dos dias
  • Quaraí: a presença do sol mantém os dias quentes e abafados ao longo da semana. A temperatura deve chegar aos 38°C na quarta-feira
  • Lajeado: com predominância do sol ao longo da semana, os termômetros devem alcançar 36ºC na terça e na quarta-feira

MAIS SOBRE

Últimas Notícias