Previsão
Onda de calor, recorde de temperatura e risco de temporal: como será a próxima semana no RS
Segunda-feira começa ensolarada em todo o Estado. Ao longo dos próximos dias, o nível dos termômetros se eleva e uma nova frente fria deve chegar ao território gaúcho
![Porthus Junior / Agencia RBS Porthus Junior / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/2/0/3/0/4/1/5_5297c1915b112ec/5140302_6c437954377229e.jpg?w=700)
O calorão que atua sobre o Rio Grande do Sul desde o início de fevereiro deve continuar forte nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, a onda de calor deve persistir influenciando na elevação das temperaturas em todas as regiões do Estado, pelo menos, até a quarta-feira (12).
A semana começa com predomínio da estabilidade. A segunda-feira (10) será ensolarada, marcada pela presença de tempo firme e céu aberto. Não haverá condições para chuvas significativas.
Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas em Porto Alegre podem chegar aos 40ºC. O mesmo é esperado para cidades da Fronteira Oeste e da Campanha. Não é descartado que recordes de calor sejam superados.
![Climatempo / Reprodução Climatempo / Reprodução](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/9/9/2/0/4/1/5_e70c672d3510cc3/5140299_eba22c6c3f801a1.jpg?w=700)
Tendência para os próximos dias
Na terça-feira (11), a condição de calor intenso persiste durante o dia em todo RS. Contudo, a aproximação de uma nova frente fria sobre o oceano deverá estimular o retorno da instabilidade, especialmente no sul e leste gaúcho. Quedas de chuva mais expressiva podem ocorrer na região da Campanha e no Extremo Sul, com eventuais temporais localizados, com ventos, raios e até granizo.
A tendência é que essa frente fria avance na quarta-feira (12), ampliando as áreas de chuva. Poderá ocorrer precipitações na metade Sul e na Fronteira Oeste, com possibilidade de temporais. Em partes do centro-norte do Estado, as pancadas acontecem a partir da tarde e podem vir acompanhadas por trovoadas.
Nesse período, as temperaturas devem começar a apresentar uma diminuição na temperatura em relação aos dias anteriores. Mas, apesar da ligeira queda, o calor segue presente.
Na quinta-feira (13), a chuva deve continuar em algumas regiões. Há previsão para a metade norte, região metropolitana e serra, e parte do oeste e sul do Estado. Já na sexta-feira (14), o tempo volta a firmar nessas áreas.