Notícias



Fato inédito

Peixe "diabo negro" é visto pela primeira vez durante o dia; veja o vídeo de pesquisadores espanhóis

Encontrada em todos os oceanos, espécie habita a profundeza dos mares e raramente se expõe à luz da superfície marítima. Ambientalistas da ONG espanhola Condrik Tenerife filmaram o animal nas Ilhas Canárias

08/02/2025 - 19h35min

Atualizada em: 08/02/2025 - 19h35min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Instagram condrik_tenerife / Reprodução
A espécie "Melanocetus johnsonii" vive na profundeza dos mares, entre 200 e 2 mil metros de abaixo da superfície do mar.

Pesquisadores da ONG espanhola Codrik Tenerife, que atua para conservação de tubarões e raias nas Ilhas Canárias, realizaram um fato inédito em 26 de janeiro passado: registraram em vídeo a primeira aparição à luz do dia de um peixe da espécie Melanocetus johnsonii, popularmente conhecida como "diabo negro".

Encontrada em todos os oceanos da Terra, a espécie vive na profundeza dos mares, entre 200 e 2 mil metros de abaixo da superfície do mar. Conforme apuração do g1, o peixe foi flagrado a cerca de dois quilômetros da costa de Tenerife, na Espanha, em um período ainda com incidência do sol, algo considerado extremamente raro e nunca antes registrado.

— Vimos algo estranho na água, parecia um objeto negro. Quando nos aproximamos, percebemos que era o diabo negro — disse ao jornal espanhol El Mundo a pesquisadora Laia Valor, da ONG Condrik.

Anteriormente, apenas larvas e peixes da espécie já mortos haviam sido avistados tão próximos da superfície. Algumas imagens do diabo negro também já haviam sido capturados, mas com auxílio de submarinos.

Os pesquisadores ainda não sabem o motivo do peixe estar tão distante do seu habitat natural, mas afirmam que ele estava doente, o que pode explicar o fato inédito.

Além de Laia, os biológos Marc Martín e Antonio Sabuco também avistaram o peixe. O momento foi registrado pelo fotógrafo David Lauro, especializado em fauna marinha.

Abaixo, veja o vídeo do peixe diabo negro



MAIS SOBRE

Últimas Notícias