Notícias



Efeitos do La Niña

Previsão de muito calor e pouca chuva em fevereiro pode agravar estiagem no Rio Grande do Sul

As altas temperaturas mantêm a taxa de evaporação elevada, o que significa que a precipitação pode não ser suficiente para compensar a deficiência hídrica em diversas regiões do Estado

03/02/2025 - 11h26min

Atualizada em: 03/02/2025 - 11h43min


Zero Hora
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Grande Porto Alegre deve registrar volume de chuva abaixo da média para o mês.

O mês de fevereiro será marcado pela influência do fenômeno La Niña, que continua ativo e deve afetar as condições climáticas em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, esse fenômeno facilitará a passagem de frentes frias e a formação de corredores de umidade, impactando diretamente o padrão de chuvas no Estado.

As pancadas de chuva serão ocasionadas pelo calor e pela umidade disponível na atmosfera, além da passagem das frentes frias e da presença de áreas de baixa pressão que continuam a se formar sobre o Paraguai. A expectativa é que fevereiro tenha um volume de chuvas um pouco maior do que janeiro, mas ainda assim, a irregularidade das precipitações continuará sendo um fator relevante.

O calor intenso manterá uma taxa de evaporação elevada, o que significa que a chuva que cair pode não ser suficiente para compensar a deficiência hídrica em diversas regiões do Estado. O quadro de estiagem permanecerá e pode se agravar em algumas áreas, especialmente naquelas menos favorecidas por pancadas de chuva.

Distribuição das chuvas e temperaturas

As regiões da metade norte do Estado, incluindo a Serra Gaúcha, devem ser mais beneficiadas com a chuva. Apesar de passageiras, as frentes frias ajudarão na ocorrência das precipitações. Já a Fronteira Oeste, a região da Grande Porto Alegre e partes da Região Central e Missões devem registrar volumes de chuva abaixo da média. Nas demais regiões, o acumulado de chuva deve ficar próximo da média histórica para o mês.

Ondas de calor devem se formar entre o norte da Argentina e o Paraguai, atingindo o Rio Grande do Sul e trazendo episódios de calor extremo. Temperaturas acima dos 40°C podem ser registradas em áreas próximas à fronteira com o Uruguai e a Argentina. No geral, a temperatura deve permanecer acima da média em todo o Estado ao longo do mês.

Previsão detalhada por região

  • Porto Alegre: temperatura acima da média, chuva abaixo da média.
  • Serra Gaúcha: temperatura acima da média, chuva dentro da média.
  • Passo Fundo e norte do RS: temperatura acima da média, chuva abaixo da média.
  • Santa Maria e Região Central: temperatura acima da média, chuva abaixo da média.
  • Campanha: temperatura acima da média, chuva dentro da média.
  • Uruguaiana e Fronteira Oeste: Temperatura acima da média, chuva abaixo da média.
  • Litoral: Temperatura acima da média, chuva dentro da média.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias