Saúde na Capital
Santa Casa de Porto Alegre anuncia restrições e fechamento de setores a partir desta quarta-feira
Atendimentos serão alterados por 14 dias. A orientação é para que a população busque as demais instituições de saúde


A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre terá mudanças nos atendimentos a partir desta quarta-feira (26). Conforme a instituição, a Emergência Obstétrica, Centro Obstétrico e Centro de Neonatologia do Hospital Santa Clara serão fechados por 14 dias. O motivo é a manutenção programada no sistema de ar-condicionado.
Entre quarta (26) e quinta-feira (27), a emergência obstétrica irá operar com restrições. Casos graves serão atendidos e estabilizados, mas serão encaminhados para outros hospitais.
A partir de sexta-feira (28) até o dia 11 de março, as três unidades serão totalmente desocupadas e fechadas para o serviço programado.
Durante o período, a orientação é para que a população busque atendimento médico nas demais unidades de saúde de Porto Alegre.
Superlotação
Nesta terça-feira (25), cinco das seis emergências SUS para adultos da Capital estão superlotadas. De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o pior cenário é no Hospital de Clínicas que opera em 344% de lotação.
Os hospitais São Lucas da PUCRS, Nossa Senhora da Conceição, Instituto de Cardiologia e a Santa Casa também atendem acima da capacidade. As quatro unidades de pronto atendimento (UPAs) também apresentam o mesmo cenário.