Notícias



Reforço

Clínica especializada em olhos e otorrino inaugura unidade para pacientes SUS no Centro Histórico

Espaço busca reduzir fila de atendimentos nas  duas especialidades em Porto Alegre. Oftalmologia tem o maior número de pedidos por consulta, com mais de 40 mil

24/03/2025 - 11h23min

Atualizada em: 24/03/2025 - 11h23min


Júlia Ozorio
Júlia Ozorio
Enviar E-mail

Um novo espaço de saúde voltado ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foi inaugurado nesta quinta-feira (20), no Centro Histórico da Capital. O foco será nas especialidades de oftalmologia e otorrinolaringologia.

Situada na Rua 7 de Setembro, próxima aos principais pontos da cidade, a nova unidade da Clínica Pronto Olhos e Otorrino busca reduzir a fila de espera dessas áreas, sobretudo a oftalmologia.

Essa especialidade possui a maior fila de Porto Alegre, com mais de 47,7 mil pedidos de consultas represados. Na área de otorrino — que envolve áreas como nariz, garganta e ouvido —, são ao menos 3,3 mil solicitações esperando por atendimento.

— A oftalmologia é a nossa maior fila. Com a entrada deles, a gente consegue começar a vislumbrar uma redução gradual. Esse é mais um espaço que a cidade ganha para prestar serviço para o SUS — ressaltou o secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.

A clínica, que tem mais de quatro décadas de tradição na Capital, tem contrato com a secretaria de Saúde desde setembro de 2024. Nestes quase seis meses de atuação, mais de 10 mil consultas e exames foram feitos via SUS.

— Tem demandas em todas as áreas. Esta é uma das áreas. Os recursos são limitados e as demandas são ilimitadas. Na medida em que nós tivermos recursos, nós vamos ampliando os parceiros (privados), dentro da legislação de chamamentos — afirmou o prefeito Sebastião Melo durante o evento de inauguração da unidade.

Marcos Nagelstein/Agência Preview
Inauguração ocorreu nesta quinta-feira (20).

Fila a nível estadual

A nível estadual, a abertura desse espaço também é celebrada. Conforme Arita Bergmann, secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, há cerca de 90 mil adultos aguardando uma consulta para a saúde dos olhos no RS, o que pode ser reduzido com a nova unidade.

Ela ressaltou que a rede de atendimento público é composta por instituições que atendem integralmente pelo SUS, instituições filantrópicas de da rede privada complementar e que contribuem com a saúde da população.

— Aqui temos um exemplo de uma parceria privada que se coloca à disposição para atender SUS na área de oftalmologia, que é a maior demanda que temos, tanto na gestão de Porto Alegre quanto na gestão estadual. Isso é a oportunidade de diminuir o tempo de espera e agilizar os atendimentos. Quem ganha é o cidadão — disse a secretária.

Atendimentos, exames e tratamentos

De acordo com os sócios da Clínica Pronto Olhos e Otorrino, Armando Manduca e Marcelo Niemiec Teixeira, a nova unidade tem cerca de 300 metros quadrados e aparelhos modernos para atendimentos clínicos em oftalmologia e otorrinolaringologia, exames complementares e tratamentos. 

No local, são ofertados serviços voltados, principalmente, para problemas de catarata, doenças da retina e deficiência auditiva.

— Tem gente que não consegue consultar pelo SUS e não consegue pagar um atendimento diferenciado. Então, para essas pessoas a gente vai ter essa clínica para que ela possa também usufruir do direito à saúde — assinala Manduca.

A clínica já receberá os primeiros pacientes na sexta-feira (21). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta. O paciente precisa ser encaminhado pelo SUS para realizar as consultas e exames no local.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias