Reforço
Clínica especializada em olhos e otorrino inaugura unidade para pacientes SUS no Centro Histórico
Espaço busca reduzir fila de atendimentos nas duas especialidades em Porto Alegre. Oftalmologia tem o maior número de pedidos por consulta, com mais de 40 mil

Um novo espaço de saúde voltado ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foi inaugurado nesta quinta-feira (20), no Centro Histórico da Capital. O foco será nas especialidades de oftalmologia e otorrinolaringologia.
Situada na Rua 7 de Setembro, próxima aos principais pontos da cidade, a nova unidade da Clínica Pronto Olhos e Otorrino busca reduzir a fila de espera dessas áreas, sobretudo a oftalmologia.
Essa especialidade possui a maior fila de Porto Alegre, com mais de 47,7 mil pedidos de consultas represados. Na área de otorrino — que envolve áreas como nariz, garganta e ouvido —, são ao menos 3,3 mil solicitações esperando por atendimento.
— A oftalmologia é a nossa maior fila. Com a entrada deles, a gente consegue começar a vislumbrar uma redução gradual. Esse é mais um espaço que a cidade ganha para prestar serviço para o SUS — ressaltou o secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.
A clínica, que tem mais de quatro décadas de tradição na Capital, tem contrato com a secretaria de Saúde desde setembro de 2024. Nestes quase seis meses de atuação, mais de 10 mil consultas e exames foram feitos via SUS.
— Tem demandas em todas as áreas. Esta é uma das áreas. Os recursos são limitados e as demandas são ilimitadas. Na medida em que nós tivermos recursos, nós vamos ampliando os parceiros (privados), dentro da legislação de chamamentos — afirmou o prefeito Sebastião Melo durante o evento de inauguração da unidade.

Fila a nível estadual
A nível estadual, a abertura desse espaço também é celebrada. Conforme Arita Bergmann, secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, há cerca de 90 mil adultos aguardando uma consulta para a saúde dos olhos no RS, o que pode ser reduzido com a nova unidade.
Ela ressaltou que a rede de atendimento público é composta por instituições que atendem integralmente pelo SUS, instituições filantrópicas de da rede privada complementar e que contribuem com a saúde da população.
— Aqui temos um exemplo de uma parceria privada que se coloca à disposição para atender SUS na área de oftalmologia, que é a maior demanda que temos, tanto na gestão de Porto Alegre quanto na gestão estadual. Isso é a oportunidade de diminuir o tempo de espera e agilizar os atendimentos. Quem ganha é o cidadão — disse a secretária.
Atendimentos, exames e tratamentos
De acordo com os sócios da Clínica Pronto Olhos e Otorrino, Armando Manduca e Marcelo Niemiec Teixeira, a nova unidade tem cerca de 300 metros quadrados e aparelhos modernos para atendimentos clínicos em oftalmologia e otorrinolaringologia, exames complementares e tratamentos.
No local, são ofertados serviços voltados, principalmente, para problemas de catarata, doenças da retina e deficiência auditiva.
— Tem gente que não consegue consultar pelo SUS e não consegue pagar um atendimento diferenciado. Então, para essas pessoas a gente vai ter essa clínica para que ela possa também usufruir do direito à saúde — assinala Manduca.
A clínica já receberá os primeiros pacientes na sexta-feira (21). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta. O paciente precisa ser encaminhado pelo SUS para realizar as consultas e exames no local.