Notícias



Retomada vacinação

Com previsão de pico de casos de dengue na Páscoa, Viamão intensifica ações de combate à doença

Prefeitura recebeu 1.800 doses de vacina na última sexta-feira. Além disso, município mantém uma rotina de pulverizações em áreas estratégica da cidade

31/03/2025 - 15h52min

Atualizada em: 31/03/2025 - 15h52min


Kathlyn Moreira
Kathlyn Moreira
Enviar E-mail
tacio philip/stock.adobe.com
Uma reunião com os municípios da Região Metropolitana está prevista para discutir ações conjuntas de enfrentamento à doença.

Projetando que o número de casos de dengue atinja o pico na semana da Páscoa, a prefeitura de Viamão, na Região Metropolitana, intensificou as ações de combate à doença. Do começo do ano até sexta-feira (28), 1.065 pacientes haviam sido confirmados com a doença. A expectativa é que, após essa elevação, as infecções passem a reduzir. 

A vacinação foi retomada neste sábado (29), nas unidades de saúde Meneguine, Santa Isabel e São Lucas, que ficam abertas até as 17h. Nesta semana, a aplicação havia sido interrompida por falta de imunizantes. A gestão municipal afirma que pediu prioridade ao governo do Estado e recebeu mais 1.800 doses na sexta-feira.

A unidade Meneguine também oferece pronto atendimento para pacientes com suspeita de dengue, e distribuição de repelentes. Um carro de som percorre as ruas da cidade, alertando a população sobre o serviço.

Outras ações em andamento

O município mantém uma rotina de pulverizações em áreas estratégicas, incluindo escolas das regiões Augusta e Cecília. Para a próxima segunda-feira (31), está programada uma reunião com militares para dar previsões mais claras sobre o plano de trabalho.

Sobre o hospital de campanha, que foi solicitado pelo município, o Exército Brasileiro diz que aguarda a prefeitura finalizar os ajustes necessários no terreno ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para que se tenha condições de proceder com a instalação, que leva cerca de um dia. Entre 30 a 50 militares passarão por uma formação na próxima semana e ajudarão nas ações de limpeza e pulverização, além de acompanhar os agentes de saúde no combate aos focos do mosquito transmissor. A expectativa é que o grupo militar comece a atuar a partir de quarta-feira (2).

A cidade ainda solicitou apoio do Ministério da Saúde para envio de representantes da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde na próxima semana. Forças Nacionais do SUS trarão uma equipe para auxiliar na criação de estratégias.

Considerando o aumento de casos nas redondezas, uma reunião com os municípios da Região Metropolitana está prevista para discutir ações conjuntas de enfrentamento à doença. O município também solicitou ao Hospital de Viamão a ampliação de hemogramas, com o objetivo realizar mais de 500 exames por mês.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias