Instabilidade
RS tem alerta laranja para alagamentos e risco de tempestades
Volume de chuva pode chegar a 100 milímetros na Região Metropolitana, no Vale do Sinos e em parte do Litoral. Nas demais áreas, acumulado previsto é menor
A instabilidade avança sobre o Rio Grande do Sul e pode provocar tempestades em todo o território gaúcho desta segunda (31) a terça-feira (1º). Há risco de alagamentos em Porto Alegre e em municípios da Região Metropolitana, do Vale do Sinos e parte do Litoral, entre entre Rio Grande, no sul do Estado, e Tramandaí, no Litoral Norte.
Conforme o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva pode chegar a 100 milímetros nestas áreas. Com grau de severidade laranja, o comunicado é válido das 11h às 23h desta segunda-feira.
Com estas condições, a orientação é evitar a utilização de aparelhos elétricos e não enfrentar o mau tempo. Em situações de risco, ligue para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Chuva intensa no restante do Estado
Também há risco de tempestades nas demais regiões do Rio Grande do Sul, porém com menos intensidade. Válido até as 6h de terça-feira e com grau de severidade amarelo, outro alerta aponta para chuva com volume de até 50 milímetros e rajadas de vendo entre 40 km/h e 60 km/h na Serra, nos Vales, na Região Central, no Noroeste, no Litoral Norte, nas Missões e na Região Norte.
O cenário também se estende para Campanha e Fronteira Oeste, mas em um terceiro alerta com período menor. Em municípios destas áreas, as condições meteorológicas devem perdurar até as 23h59min desta segunda-feira. Nestas áreas, o risco de alagamentos é considerado baixo. No entanto, o Inmet orienta a população a evitar buscar abrigo sob árvores devido ao risco de quedas de galhos frente à intensidade das rajadas de vento.