TV aberta
Sinal digital de parabólicas antigas começa a ser desligado; veja o que fazer
Globo desativa opção de transmissão a partir deste domingo (30). Decisão sobre a data para a interrupção é de cada emissora


Previsto para ser desativado por completo até dezembro de 2025, o sinal de televisão que chega pelas parabólicas antigas já começa a ser desligado. A Globo desativa esta opção de sinal a partir deste domingo (30).
A decisão sobre a data para a interrupção das transmissões é de cada emissora.
No caso da Globo, o sinal analógico das parabólicas já havia sido desligado. Agora, o desligamento inclui o sinal digital que chega por elas.
Limpeza de frequência
A desativação do sinal das parabólicas antigas ocorre por uma necessidade de limpeza de frequência de banda para a implementação do sinal móvel de internet 5G. A faixa atualmente ocupada pelas antenas parabólicas tradicionais (não-digitais) é mesma pela qual ocorrerá o tráfego de dados da nova tecnologia.
Cerca de 10,5 milhões de brasileiros ainda utilizam o serviço das parabólicas não-digitais para receber o conteúdo da TV aberta.
Como migrar?
Para quem ainda utiliza as parabólicas antigas, um programa do governo federal disponibiliza a entrega de kits com a nova antena, gratuitamente, até o dia 30 de junho. Para ter acesso ao programa, é preciso fazer parte do cadastro de programas sociais CadÚnico.
Para quem não se encaixa neste critério, outra opção é adquirir e migrar para as antenas do tipo “espinha de peixe” ou internas.
Avanço do 5G
Ativada nacionalmente em 2022, a telefonia móvel de quinta geração, ou 5G, permite avanços tecnológicos em várias frentes. As altíssimas velocidades abrem caminho para novas aplicações focadas tanto no consumidor final, com chamadas de vídeos sem travar, quanto no setor produtivo, como linhas ainda mais automatizadas.
Para o 5G funcionar, é necessário pelo menos cinco vezes mais antenas do que o 4G, já que as ondas são mais curtas. Isso significa que, mesmo nas capitais, o sinal ainda não esteja disponível por completo em todas os bairros da cidade.
Algumas inovações do 5G
- Maior velocidade: taxas de transmissão pelo menos 10 vezes mais rápidas
- Baixa latência: menor tempo de atraso fará com que os dados cheguem quase instantaneamente ao envio; elimina o delay das chamadas de vídeo, por exemplo
- Maior densidade de conexões: vai suportar mais dispositivos conectados em uma determinada área ao mesmo tempo