Notícias



SEU PROBLEMA É NOSSO

Após reportagem, praça na Restinga é revitalizada

O espaço precisava de reparos e passava por problemas com escoamento, iluminação e estrutura precária. Agora, recebeu novos equipamentos e limpeza

30/04/2025 - 10h03min

Atualizada em: 30/04/2025 - 10h28min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

O Diário Gaúcho mostrou, em novembro de 2024, a situação de uma praça no bairro Restinga. O local, no cruzamento das ruas Jacques Yves Cousteau e Manoel Faria da Rosa Primo, estava precisando de reparos e passava por problemas com escoamento, iluminação e estrutura precária

No dia 15 de abril, a obra completa de revitalização da praça foi entregue aos moradores. O espaço agora conta com novos brinquedos para a pracinha, uma nova estrutura de quadra de futebol e espaços de convivência com iluminação ampla. A obra levou cerca de um mês e meio para ser concluída e foi uma iniciativa conjunta entre a prefeitura e um parlamentar. 

A situação de abandono era visível pelos moradores, que relatavam na época o acúmulo de lixo e os problemas após cada chuva. Isso acabava dificultando a passagem e afastava os residentes da localidade. 

Conquista

Gustavo Oliveira, 29 anos, morador e líder comunitário, conta que seus esforços foram incessantes durante 12 anos para que a praça fosse vista e relata que “valeu a pena” após ver o resultado:

– Foi muita luta, muito protocolo aberto, isso tudo com a ajuda do DG. Conseguimos, graças ao pessoal que está apoiando as revitalizações. É gratificante ver hoje a praça toda montada com campo de futebol novo, balanços novos. Muito bom ver assim, porque é uma praça que não tinha nada.

Agora, o jovem ficou responsável pelo local, uma espécie de “prefeito” da praça. Assim, ele se tornou a referência para controlar a qualidade do ambiente e notificar a necessidade de reparos. 

Gustavo destaca que o espaço está servindo como ponto de lazer para a comunidade e também é uma maneira de valorizar os espaços públicos das redondezas. 

Além disso, o líder comunitário conta que o bairro está criando uma associação de moradores e o local escolhido para os encontros foi a praça, por ser considerada o “coração da comunidade”.

A conquista da revitalização do espaço fez com que os novos brinquedos e o novo campo de futebol atraíssem os moradores que agora frequentam a praça mais vezes e também, com a nova iluminação, se sentem seguros para ficar até mais tarde no local.

 Melhorou o lazer de nossos pais, moradores. Poder ir ali, sentar, tomar um chimarrão, conversar. É demais ver a praça lotada, que fazia anos que ela não era assim – descreve Gustavo. 


*Produção: Josyane Cardozo


MAIS SOBRE

Últimas Notícias