Piquetchê do DG
Dupla de gauchinhos precisa de ajuda para dançar no Centro-Oeste
Alisson Fernandes e Manuela Reinheimer se conheceram no tablado do CTG Patrulha do Rio Grande e vão dançar no Fenart, em Goiás, no fim de julho.


Dois pequenos gaúchos querem representar o Rio Grande do Sul nos tablados de Goiás, no centro-oeste do país. Alisson da Costa Fernandes, 12 anos, e Manuela Reinheimer, nove, foram convidados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS) para participar da 16º edição do Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), que vai ocorrer entre os dias 24 e 27 de julho, na cidade de Cristalina.
Alisson e Manuela podem ser considerados “crias do CTG”. Frequentam o Patrulha do Rio Grande, em Santo Antônio da Patrulha, na 23ª Região Tradicionalista, desde antes do nascimento. Hoje, consideram o ambiente um lar, e os colegas, uma família.
Foi numa competição dentro do Patrulha que o casal de amigos começou a dançar junto, por acaso. Depois disso, a mãe da Manuela sugeriu que os dois continuassem competindo na categoria mirim das danças de salão.
— A gente não era tão “chegado” antes. Só que daí a mãe da Manu me convidou pra dançar com ela. E foi uma surpresa para mim. Eu não sabia se queria dançar — conta Alisson.
Depois de pensar um pouco, o pequeno gaúcho, que acumula milhares de seguidores nas redes sociais, decidiu embarcar na aventura junto com sua colega. Os dois começaram a ensaiar e conseguir boas colocações nos rodeios em que participavam.
— Para nós foi uma surpresa muito grande. A gente sabia que eles tinham potencial, mas não imaginávamos que era tanto assim — afirma a mãe de Alisson, Naira Silva da Costa.
Em dezembro, os dois venceram o FestMirim e foram convidados pelo MTG para participar do Fenart. As malas já estão prontas, porém, agora, precisam de ajuda para arcar com os custos da viagem.
Por isso, criaram uma vaquinha e buscam por patrocinadores que os ajudem a representar o Estado na competição.
Muitos ensaios e diversão
Com a data do festival se aproximando, a rotina de ensaios está a todo vapor. O instrutor André Ribeiro, de Caxias do Sul, encontra Alisson e Manuela uma vez por mês para passar as coreografias. Durante as semanas, eles ensaiam na casa da professora Jordana Oliveira.
Mesmo que a dança represente “tudo” para a tímida Manuela, o objetivo dos pequenos e das famílias é que eles se divirtam em todas as competições em que participarem. E não vai ser diferente com o Fenart, que ainda vai ter um gostinho especial, já que vai ser a primeira vez que as crianças vão andar de avião.
— Estamos com expectativa alta, mas também temos que estar com os pés no chão. No fim, não importa só o resultado. A gente vai para competir e se divertir também. E dentro do tablado a gente compete, mas fora do tablado a gente é amigo de todo mundo — diz Alisson.
Como ajudar
/// Valores em dinheiro podem ser doados pelo site: bit.ly/vaquinha-alisson-manuela
/// Patrocínios devem ser tratados com a mãe de Alisson pelo telefone
(51) 99868-2583
*Produção: Elisa Heinski