Notícias



Imposto

IPVA 2025: prazo termina nesta quarta, mas 40% dos gaúchos não quitaram

Proprietários que não pagarem a taxa estão sujeitos a multas e juro, além da apreensão do veículo pelas autoridades em caso de abordagem

29/04/2025 - 14h34min

Atualizada em: 29/04/2025 - 14h34min


Zero Hora
Enviar E-mail
Bruno Todeschini/Agencia RBS
Mais de 40% dos gaúchos ainda não pagaram o IPVA em 2025, segundo a Sefaz.

Os gaúchos tem até a quarta-feira (30) para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano. Mais de 40% dos veículos tributados ainda não tiveram o imposto quitado, segundo o último balanço da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz RS).

Até o prazo final, no último dia do mês de abril, seguem valendo os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, que podem abater até 20% do valor do tributo. A data é unificada para todos os contribuintes, independentemente do final da placa do veículo.

A cada dia sem pagar o IPVA, os motoristas recebem uma multa diária de 0,3%, podendo chegar até 20% do valor total do imposto, além da cobrança de juro. A inadimplência por mais de dois meses pode levar à inscrição do nome do contribuinte na dívida ativa e à apreensão do veículo pelas autoridades em caso de abordagem. 

O IPVA pode ser pago por meio dos bancos conveniados (Banrisul, Bradesco, Sicredi, Banco do Brasil, Sicoob e Caixa Econômica Federal) ou por meio de Pix. Os valores estão disponíveis para consulta no site e no aplicativo do IPVA, que pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Google Play.

Quem ainda não pagou? 

Conforme os dados da Sefaz, as regiões do Estado com a menor proporção de veículos que já tiveram quitado o IPVA são a Fronteira Oeste e a Região Metropolitana, com menos da metade dos impostos pagos. Por outro lado, a região com a maior proporção de pagantes é o Vale do Taquari, onde a proporção passa dos 70%, seguido pela Região Norte e a Serra.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias