Pega o casaco
Massa de ar polar avança e temperatura cai no RS durante o feriadão de Páscoa
Termômetros começam a diminuir no sábado. No domingo, as mínimas podem ficar abaixo dos 4ºC nos pontos mais altos da Serra

Já dá para tirar as roupas mais pesadas do armário para o feriadão de Páscoa, que começa nesta sexta-feira (18). Ao longo dos dias, a entrada de uma nova massa de ar polar vai provocar queda significativa da temperatura na maior parte das regiões a partir de sábado (19). Também há previsão de chuva.
No domingo (20), as temperaturas ficam abaixo dos 10°C em muitas áreas do Estado. Pode gear no amanhecer em cidades como Canguçu e Piratini.
O ar polar mantém o clima fresquinho na manhã de segunda-feira (21), segundo a Climatempo. Será um dia típico de outuno, com amanhecer frio, tarde amena e sol ao longo do dia.
Sexta-feira
Pancadas de chuva são esperadas em todo o Estado na sexta-feira (18), motivadas pela formação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e pelo deslocamento de uma frente fria pela costa gaúcha.
No Sul, haverá condição para chuva fraca entre a madrugada de quinta-feira e a manhã de sexta. A partir da tarde, a instabilidade se espalha para toda a porção Centro-Norte.
Não se descarta a possibilidade de pancadas fortes, que podem vir acompanhadas por queda de granizo em pontos isolados no Noroeste, Norte, Serra, Região dos Vales e na Região Metropolitana.
A temperatura segue a tendência observada nos últimos dias, com calorzinho em grande parte do território gaúcho. Uma maior elevação, contudo, está prevista para ocorrer no Oeste, Noroeste e em munícipios das Missões.
- Porto Alegre: mínima de 16ºC e máxima de 28ºC
- Gramado: mínima de 16ºC e máxima de 25ºC
- Tramandaí: mínima de 20°C e máxima de 26°C
- Bagé: mínima de 16ºC e máxima de 24°C
- Uruguaiana: mínima de 19ºC e máxima de 28ºC
Sábado
A frente fria segue avançando pela costa do Rio Grande do Sul no sábado (19), fazendo com que a chuva continue sobre a metade Centro-Norte. A previsão da Climatempo indica que ela pode ocorrer com moderada intensidade entre o período da manhã e da tarde.
Na região Oeste, Campanha e Sul, o tempo firme volta a predominar ao longo do dia.
Com o deslocamento da frente fria, uma massa de ar frio de origem polar começa a se aproximar do território gaúcho, o que irá provocar queda da temperatura pelo Estado, especialmente na Campanha e na Serra, à noite.
- Porto Alegre: mínima de 18ºC e máxima de 22ºC
- Gramado: mínima de 11ºC e máxima de 17ºC
- Tramandaí: mínima de 17ºC e máxima de 23ºC
- Uruguaiana: mínima de 17ºC e máxima de 23ºC
- Bagé: mínima de 11ºC e máxima de 18ºC
Domingo
No domingo (20) de Páscoa, a massa de ar polar atua com maior intensidade sobre o território gaúcho. O tempo fica firme e o sol aparece em todo o Estado.
O dia começa com temperatura baixa na Campanha e na Serra. De acordo com a Climatempo, as mínimas podem ficar abaixo dos 4ºC nos pontos mais altos da região serrana. Nessas duas áreas também não se descarta a possibilidade de geada.
Ao longo do dia, o termômetro sobe um pouco e a sensação deve ficar amena.
- Porto Alegre: mínima de 14ºC e máxima de 21ºC
- Tramandaí: mínima de 15ºC e máxima de 20ºC
- Gramado: mínima de 8ºC e máxima de 17º
- São José dos Ausentes: mínima de 7ºC e máxima de 17ºC
- Bagé: mínima de 8°C e máxima de 17ºC
- Uruguaiana: mínima de 12ºC e máxima de 21ºC
Segunda-feira
Na segunda-feira (21), a presença de sol predomina, mas o destaque fica para a massa de ar polar que ainda estará sobre o Rio Grande do Sul. Ela irá manter a noite e o amanhecer com friozinho, principalmente nas regiões da Serra e da Campanha.
Ainda haverá possibilidade de geada nos pontos mais altos da Serra, segundo a Climatempo.
- Porto Alegre: mínima de 13ºC e máxima de 21ºC
- Tramandaí: mínima de 14ºC e máxima de 22ºC
- Gramado: mínima de 6ºC e máxima de 19ºC
- São José dos Ausentes: mínima de 5ºC e máxima de 18º
- Uruguaiana: mínima de 13ºC e máxima de 22ºC
- Bagé: mínima de 9ºC e máxima de 19ºC
A tendência é que na terça-feira (22), aos poucos, a massa de frio vá começando a perder força e a temperatura irá se elevar um pouco mais. A previsão indica que ainda pode amanhecer com índices mais baixos, mas com um frio menos intenso do que o observado no domingo e na segunda.
*Produção: Carolina Dill