Após temporal
Melo pede para população "retardar" saída de casa nesta terça para trabalhos de recuperação: "Vão contribuir muito"
Diversos bairros registram acúmulo de água, dificultando a passagem de veículos e pedestres. Pelo menos 50 casas foram destelhadas, conforme o prefeito da Capital. Não há registro de feridos


O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, pediu para a população retardar a saída de casa na manhã desta terça-feira (1º), para auxiliar os trabalhos de limpeza e recuperação após o temporal que atingiu a Capital e a Região Metropolitana nesta segunda (31).
— Aquelas pessoas que puderem retardar sua saída amanhã de manhã, vão contribuir muito. Porque quando as pessoas não saem para a rua, isso permite que os terceirizados da prefeitura e os próprios funcionários públicos possam agir com mais rapidez — afirma.
Melo concedeu entrevista coletiva no Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade (Ceic). Ele afirmou que a Defesa Civil municipal emitiu alertas sobre a passagem do temporal para que as pessoas se preparassem e que as equipes da prefeitura estão mobilizadas para atender as ocorrências.
Ele afirmou que houve uma falha no acionamento de geradores da Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) 16, próximo à Rótula das Cuias. Isso pode ter provocado alagamentos na região central.
— Era para ter entrado uma ligação automática — disse o prefeito.
Segundo ele, a empresa responsável já foi acionada para identificar o problema.
O Dmae informou, em nota, que a Ebap 16 está equipada com dois geradores. "Ambos apresentaram falha de acionamento durante o temporal desta segunda-feira", diz o texto.
Estações de tratamento sem energia
Melo disse que já está em contato com a CEEE Equatorial para restabelecer o fornecimento de energia nas Estações de Tratamento de Água (Eta) Moinhos de Vento, Menino Deus, São João e Belém Novo e Ilhas. Nestas áreas pode haver falta de água e baixa pressão, conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
— Vamos ter, sim, problemas durante a noite, falta de água, se não voltar a energia — disse.
Ruas da capital também registraram bloqueio total e parcial, além de semáforos sem funcionamento. Diversos pontos registraram alagamentos.
O temporal também provocou danos em hospitais e unidades de saúde da Capital, mas não houve registro de feridos, conforme o prefeito. Ao menos 50 casas foram destelhadas, no Extremo Sul, nas Ilhas e na Vila Farrapos.
Confira a íntegra da nota do Dmae
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) 16 está equipada com dois geradores. Ambos apresentaram falha de acionamento durante o temporal desta segunda-feira, 31. As equipes do Dmae trabalharam, ao longo de toda a noite, no levantamento das informações sobre o ocorrido. O Departamento e a empresa prestadora de serviços realizarão uma reunião de alinhamento, com o objetivo de qualificar as ações nos próximos episódios de chuva intensa.