Notícias



Semana da Páscoa

O filme em que Jesus é batizado no Guaíba e crucificado no Belém Velho

Plataforma católica Lumine lança "O Encontro", documentário com cenas de ficção gravadas em Porto Alegre

17/04/2025 - 17h14min

Atualizada em: 17/04/2025 - 17h14min


Ticiano Osório
Ticiano Osório
Enviar E-mail
Lumine/Divulgação
"O Encontro" é um documentário com cenas de ficção sobre Jesus Cristo (papel do ator Renato Fagundes).

Com sede em Porto Alegre e apresentada como "a maior plataforma católica de filmes e séries do Brasil", a Lumine aproveitou a semana da Páscoa para lançar mais uma produção própria. O Encontro é um docudrama — um documentário com cenas de ficção — sobre Jesus Cristo

O título vem da pergunta que o filme faz: como se dá, hoje, o encontro pessoal com Cristo?

— O que buscamos é mudar a visão de que Deus é um conceito, retratando o Cristo que se fez homem, sofreu e morreu por amor à humanidade. Um Deus que entende nossas dores porque passou por elas — destaca, no material de divulgação, Matheus Bazzo, fundador da produtora. 

Entrevistas com religiosos e cenas de ficção

Lumine/Divulgação
Imagem de bastidores da parte ficcional do filme "O Encontro", produzido pela Lumine.

Dirigido por Gustavo Leite, O Encontro tem 53 minutos de duração e é dividido em duas partes. A primeira traz entrevistas com religiosos, como o padre Paulo Ricardo (que soma cerca de 6 milhões de seguidores nas redes sociais), o cardeal Dom Orani João Tempesta O.Cist. (arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro), Dom Antônio Augusto Dias Duarte (bispo emérito da arquidiocese do Rio de Janeiro) e Irmã Thaynara Cabral (da congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo). 

Enquanto eles explicam como a Igreja enxerga Deus, personalidades do meio católico contam as suas experiências pessoais. Também há relatos de pessoas de várias partes do mundo — e diferentes crenças — respondendo a seguinte pergunta: "Quem é Jesus Cristo para você?".

Lumine/Divulgação
Foto de bastidores da cena de "O Encontro" sobre o batismo de Jesus, filmada no Guaíba, em Porto Alegre.

Filmada em Porto Alegre, a segunda parte retrata, ficcionalmente e com fotografia em preto e branco, a Paixão de Cristo

— O filme é uma construção sobre quem as pessoas acham que Deus é e quem ele realmente é. Nosso objetivo é tirar o espectador da vida cotidiana e levá-lo para dentro do caminho da cruz e do sofrimento de Cristo, revelando, passo a passo, os encontros d'Ele com Maria, Verônica, Cirineu e, finalmente, com cada um de nós — diz o diretor Gustavo Leite.

Cenários de Porto Alegre

Lumine/Divulgação
Gravada no bairro Belém Velho, cena ficcional de "O Encontro" retrata a crucificação de Jesus.

A narrativa da ficção começa no julgamento conduzido por Pôncio Pilatos e, conforme avança no caminho ao calvário, apresenta flashbacks de acontecimentos marcantes da vida de Jesus. O primeiro remete ao batismo de Cristo, no Rio Jordão — as cenas de O Encontro foram feitas à beira do Guaíba. 

Outros flashbacks mostram as Bodas de Caná, onde Jesus realiza seu primeiro milagre, transformando água em vinho, e a entrada triunfal em Jerusalém. A crucificação teve como cenário o Santuário Mãe de Deus, no bairro Belém Velho. 

O elenco do filme

Lumine/Divulgação
Renato Fagundes interpreta Jesus Cristo no filme "O Encontro" (2025), dirigido por Gustavo Leite.

Todos os atores da parte ficcional são gaúchos. Renato Fagundes, que interpreta Jesus, descreveu que ser crucificado "é uma experiência bem chocante, mesmo sem ter todo o sofrimento envolvido". 

Já a atriz que vive Maria, Andreia Quezia da Silva, contou que não praticava sua fé há anos e que o filme reacendeu sua conexão espiritual com Deus. 

Onde assistir a "O Encontro"

As cenas ficcionais de O Encontro podem ser vistas no canal da Lumine no YouTube. Para assistir ao filme na íntegra, é preciso acessar a plataforma de streaming.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias