Notícias



Tornado

Tromba d'água se forma no Guaíba durante tempestade; veja vídeo

Fenômeno meteorológico ocorre quando se tem grande diferença de temperatura e umidade entre a superfície da água e a camada de ar acima dela

01/04/2025 - 11h01min

Atualizada em: 01/04/2025 - 11h01min


Guilherme Gonçalves
Guilherme Gonçalves
Enviar E-mail

Durante a tempestade que atinge o Rio Grande do Sul na tarde desta segunda-feira (31), uma enorme parede d'água se formou no Guaíba. 

Segundo a Climatempo, o encontro da água do Guaíba e da chuva que caiu no Estado, somado às rajadas de vento, formou o que se chama de "tromba d'água". É um fenômeno meteorológico caracterizado por uma coluna de ar e de água que se forma na superfície da água, seja um lago ou mar, que se estende até as nuvens (veja no vídeo acima, gravado na cidade de Guaíba)

— É basicamente um tornado marinho. Se forma, geralmente, quando se tem essa grande diferença de temperatura e umidade entre a superfície da água e a camada de ar acima dela — explica Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo. 

— Todo esse cenário é causado pelo deslocamento dessa frente fria, quase sempre acompanhada por ventos fortes. Essas condições atmosféricas mais instáveis, geralmente, são por deslocamento de fortes frentes frias. Essa condição de tempo instável deve continuar nas próximas horas na Capital e no Estado — completa Borges. 

 Há risco de alagamentos em Porto Alegre e em municípios da Região Metropolitana, do Vale do Sinos e parte do Litoral, entre entre Rio Grande, no sul do Estado, e Tramandaí, no Litoral Norte.

Conforme o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o  volume de chuva pode chegar a 100 milímetros nestas áreas. Com grau de severidade laranja, o comunicado é válido das 11h às 23h desta segunda-feira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias