DG 25 anos
Virou tradição: leitor adquire um exemplar do Diário Gaúcho no dia de seu aniversário
O estudante Juliano, de Arroio dos Ratos, revisita as edições que guarda desde 2006, anualmente


As tradições de aniversário podem variar de pessoa para pessoa. Quando não são passadas pela família, podem ser adquiridas ao longo da vida. Esse foi o caso de Juliano Neres Tassinari, 41 anos, morador de Arroio dos Ratos que criou uma tradição individual. Todo ano, na data de seu nascimento, Juliano adquire um exemplar do Diário Gaúcho.
Neste ano de 2025, a ação já celebra quase 20 anos e todos ao seu redor compartilham do combinado.
O movimento começou de forma orgânica e sem um pretexto, no dia 15 de fevereiro de 2006. O auxiliar administrativo realizou a compra do DG em uma banca de sua cidade e as notícias fizeram parte do seu dia de celebração. Assim, ele decidiu que esse seria o seu companheiro na comemoração de cada novo ciclo de sua vida. Desde então, é sagrado: no dia 15 de fevereiro, o Diário Gaúcho vai estar ao lado de Juliano.
Com o passar dos anos e o acúmulo de edições do jornal, virou rotina, também, tirar um tempinho do dia de comemorações para ler as edições antigas. Todos os anos, o agora estudante de Matemática revive momentos importantes de sua vida e do cotidiano através das notícias impactantes do RS e do mundo.
Quando começa a revisitar o passado, Juliano, colorado de coração, relembra que no ano de 2006 recebeu um presente junto ao DG, o pôster que continha a foto que coroava o Internacional como Campeão Mundial. Já no ano de 2011, Ronaldo Fenômeno se despediu do futebol profissional e a edição exibia um cartaz como recordação.
Cultivando lembranças
Para além dos fatos históricos que impactaram Juliano por meio do jornal, o estudante destaca que realizar esse movimento todos os anos traz lembranças do seu próprio crescimento e vivências. O ano que ele uniu laços com o DG também foi o ano que o uniu a sua esposa, Cassiele. Atualmente, o casal possui dois filhos, Eduarda, 11 anos, e Cassiano, cinco.
— Revisar os jornais me traz muitas memórias. Os projetos que tínhamos, o que já construí junto da minha esposa. É bom olhar para trás e ver tudo que conquistei — comenta Juliano.
A tradição virou também um evento para a família:
— Começa a chegar na semana do aniversário e minha família já fica ansiosa, eles já sabem e se preparam para olharmos as edições.
A preparação é tanta que até uma ligação o dono da banca sempre recebe um dia antes da data para guardar a importante edição do dia.
E o movimento especial não se encerra apenas no dia 15. Ao longo do ano, as edições são guardadas e arquivadas com muito carinho pelo estudante.
Ao comentar sobre o que o faz seguir mantendo a tradição, Juliano destaca que virou um hábito, que pode até acompanhar o jornal pela internet, mas no dia 15 do segundo mês do ano, a versão impressa estará lá.
— Enquanto tiver o Diário Gaúcho, seguirei comprando — declara ele.
Para homenagear o 25º aniversário do Diário Gaúcho, o jornal realizou três reportagens especiais, incluindo essa. Como a leitura do DG mudou ao longo dos anos entre gerações e o empresário que conseguiu seu primeiro emprego pelo jornal. Clique nos links para ler as matérias.
Produção: Josyane Cardozo