Costa e Silva
Área de cooperativa na zona norte de Porto Alegre tem focos de incêndio há pelo menos cinco dias
Região convive com fumaça e com as chamas desde a última sexta-feira. Segundo a prefeitura da Capital, fogo só foi controlado na terça, mas o rescaldo ainda segue

Moradores da zona norte de Porto Alegre convivem desde a última sexta-feira (16) com a presença constante de muita fumaça e focos de incêndio nas proximidades da Avenida Sertório, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre. O problema surgiu na sede de uma empresa de reciclagem de resíduos de podas de árvores e galhos. A prefeitura afirma que o fogo foi controlado apenas na terça-feira (20), mas ainda há chamas no local.
A área do incêndio fica em um terreno da empresa Sertório Park. Os donos do local informaram que a responsabilidade pelas chamas é da Cooperativa de Trabalho Ecoambiental Segunda Chance. A empresa aluga uma parte da área para recebimento e tratamento de resíduos de podas de árvores da Prefeitura de Porto Alegre.
Segundo o diretor da cooperativa, Jorge Luis da Silva Nunes, o fogo começou a se espalhar a partir de uma área na próxima a um terreno vizinho. A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre informou que uma equipe de fiscalização da prefeitura realizou uma vistoria no local. Conforme a pasta, as chamas se iniciaram em uma pilha de resíduos que entrou em combustão espontânea.
Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal acompanharam a ocorrência ao longo dos últimos dias. A fiscalização identificou que ainda há focos de incêndio e, por isso, a necessidade de controle e rescaldo. O trabalho está sendo realizado por funcionários da cooperativa. A prefeitura da Capital aponta que a empresa tem licença ambiental para operar desde 2023.
*Produção: Gabriel Dias