Notícias



Conteúdo de Marca

Consultas médicas sem sair de casa e sem ligar a câmera? Isso é realidade 

Olá Doutor surge como alternativa para conectar pacientes a médicos via chat e sem necessidade de agendamento 

27/05/2025 - 09h00min

Atualizada em: 27/05/2025 - 17h22min


RBS Brand Studio
RBS Brand Studio
para Olá Doutor
Enviar E-mail
Olá Doutor/Divulgação
Para utilizar o serviço, usuário deve baixar aplicativo para celular.

Em 2024, o tempo médio de espera por uma consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS) foi de 57 dias. No caso das cirurgias, a média ficou em 52 dias. Em algumas situações, porém, o prazo pode ultrapassar dois anos. É o que revela uma ferramenta exclusiva desenvolvida por O Globo com base em dados do Ministério da Saúde.

A lentidão no atendimento já é preocupante por si só, mas se torna ainda mais crítica diante do fato de que 84% da população brasileira depende exclusivamente do SUS, segundo levantamento com base em informações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Na prática, isso significa que a maioria dos brasileiros precisa esperar quase dois meses para conseguir atendimento médico. Nesse período, doenças que poderiam ser tratadas precocemente evoluem, agravando o sofrimento da população. Sem acesso rápido à orientação profissional, muitos recorrem ao autodiagnóstico e à automedicação – práticas arriscadas, mas frequentes.

– Essa realidade escancara um problema estrutural: o sistema de saúde não consegue mais atender a demanda de forma ágil e humana. É justamente aí que o aplicativo Olá Doutor propõe uma revolução. Através de um modelo simples, acessível e eficiente, conectamos pacientes a médicos em poucos minutos via smartphone – comenta o sócio e diretor do aplicativo Olá Doutor, Anderson Zilli.

Acesse o site do Olá Doutor para mais detalhes a respeito do aplicativo

Consulta via chat, com receita e atestado digital

O Olá Doutor é um aplicativo de atendimento médico via chat, que conecta pacientes a profissionais de saúde de forma prática e acessível. Por meio da plataforma, é possível realizar consultas e receber prescrições – inclusive de medicamentos controlados –, solicitações de exames e atestados.

Para usar o serviço, o usuário deve baixar o aplicativo (disponível para Android e iOS), realizar o cadastro e escolher entre o atendimento com um médico generalista (R$ 69 a consulta) ou uma das mais de 25 especialidades disponíveis (R$ 119). Em seguida, é necessário descrever sintomas, dúvidas ou necessidades e enviar a solicitação de atendimento.

– Ao contrário do atendimento tradicional, que exige que médico e paciente estejam disponíveis ao mesmo tempo, somos a única plataforma de telemedicina no Brasil que adota o modelo de comunicação assíncrona, permitindo conversar por mensagens de texto, áudio ou foto sem a necessidade de estarem conectados ao mesmo tempo ou ligar a câmera. Isso traz flexibilidade, agilidade e adaptação real à vida das pessoas – explica o executivo.

Compromisso sólido

A plataforma foi desenvolvida com base na Resolução nº 2.314/2022 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que regulamenta a prática da telemedicina no Brasil. Todos os médicos são individualmente avaliados e têm registro ativo nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).

Receitas, atestados e pedidos de exames são assinados digitalmente com certificado compatível com a ICP-Brasil, garantindo validade jurídica em todo o território nacional.

– A visão de futuro do Olá Doutor vai além da telemedicina tradicional. Queremos nos consolidar como o maior ecossistema de saúde popular do Brasil, com um hub digital acessível e um novo modelo de cuidado que funcione, de fato, para milhões de pessoas – conclui Zilli.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias