Notícias



SEU PROBLEMA É NOSSO 

Buraco em Alvorada gera perigo para moradores 

Cratera surgiu após obra para consertar vazamento. Secretaria de Obras contatou Corsan para celeridade do reparo

09/05/2025 - 14h19min

Atualizada em: 09/05/2025 - 14h20min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Loise Silva/Arquivo Pessoal
Problema está localizado na Rua Bezerra de Menezes

É no município de Alvorada que um buraco no meio da calçada tem afetado diariamente a vida dos moradores. A aposentada Loise Maria Silva, 73 anos, mora no bairro Stella Maris, na Rua Bezerra de Menezes, 191, mas o buraco se encontra na frente da casa de sua tia, de número 205.

De acordo com Loise, desde fevereiro havia um vazamento de água que escorria ao longo da rua. Cada vez que a moradora saía de casa, a impressão era de que a quantidade de água aumentava. Em dias de chuva, o acúmulo se tornava ainda maior. 

Quando a situação ficou mais grave, a aposentada decidiu ligar para a empresa Corsan e relatou o problema. No mesmo dia, técnicos foram avaliar a ocorrência e demoliram a calçada, assim, conseguiram detectar a causa do vazamento. De imediato, no outro dia, 14 de fevereiro, a equipe retornou para fechar o buraco e finalizar a obra. 

Duas quedas

Entretanto, no dia posterior, uma chuva muito forte atingiu a cidade. E, de acordo com Loise, após a chuva, duas meninas passaram pela calçada, que cedeu, fazendo com que as jovens caíssem no buraco. Apesar do susto, ninguém se feriu, mas o fato mostrou o quão urgente era a finalização da obra. 

Com essa situação, a aposentada realizou mais uma ligação para a Corsan, que voltou ao local para interditar o espaço e evitar mais acidentes. O que foi repassado para Loise era que no dia seguinte o buraco seria fechado de maneira correta. Mas não foi o que aconteceu:

— Eu tenho vários protocolos. Sempre me dizem que vão passar para a Corsan de Alvorada. É o que a gente pode fazer. Só que agora no mês de maio, vai fazer três meses — desabafa.

O problema, além de afetar os moradores do bairro, atinge também estudantes de um colégio localizado muito próximo ao buraco. Segundo a aposentada, as mães têm que ir pelo meio da rua com as crianças pequenas para poder passar no caminho. O mesmo é relatado por Vera Lúcia, 43 anos, mãe de um dos alunos. A preocupação também é com a chuva, pois nos dias de temporal, a dificuldade para passar pela via aumenta

— Eu levo e vou buscar o meu filho, é muito movimento. Tem que vir pela calçada para atravessar, porque do outro lado é só mato, e não dá para passar por ali porque tem o buraco. É bem perigoso — relata Vera.

O que diz a Secretaria de Obras de Alvorada

/// Procurada pelo DG, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informou que já realizou vistoria técnica na Rua Bezerra de Menezes, no bairro Stella Maris, e constatou que o buraco na calçada está relacionado a uma intervenção anterior feita pela Corsan na rede de saneamento.

/// Após a vistoria, a prefeitura entrou em contato com a concessionária solicitando celeridade no reparo. Ainda ressalta que a Corsan foi notificada e se comprometeu a realizar a recomposição da calçada nos próximos dias.

/// A prefeitura de Alvorada diz que segue acompanhando o caso e cobrando providências da concessionária para garantir a solução do problema.

*Produção: Ana Júlia Santos


MAIS SOBRE

Últimas Notícias