Tradição cristã
Corpus Christi: entenda o significado da data
Celebração é realizada sempre 60 dias após o domingo de Páscoa, em uma quinta-feira

A celebração de Corpus Christi é uma das mais importantes no calendário cristão, sempre 60 dias após a Páscoa. A data cai em uma quinta-feira, o que também faz referência ao dia da semana em que teria acontecido a Santa Ceia. Neste ano, Corpus Christi será dia 19 de junho.
Ainda que mobilize milhares de fiéis ao redor do mundo todos os anos, a data não é considerada um feriado oficialmente. No caso do Brasil, o calendário prevê apenas ponto facultativo.
Porém, os serviços públicos podem optar se irão funcionar ou não. Além disso, a data pode ser transformada em feriado municipal conforme a legislação de cada cidade, como é o caso em Porto Alegre.
Estender o descanso para a sexta-feira, tornando Corpus Christi um feriado prolongado, não está previsto em lei e também depende de cada instituição.
O que é o Corpus Christi
Marcado por celebrações religiosas, procissões e a confecções dos famosos tapetes coloridos de serragem que enchem as ruas e as igrejas, o Corpus Christi afirma o sacramento da Eucaristia instituído por Jesus Cristo na Quinta-Feira Santa.
Do latim, o termo significa "corpo de Cristo". No sacramento, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus.
Para o catolicismo, foi em uma quinta-feira, um dia antes de ser morto e crucificado, que Jesus se reuniu com os apóstolos para a última ceia. Na ocasião, o filho de Deus teria mandado que sua lembrança fosse celebrada com pão e vinho, que se transformariam em seu corpo e sangue.