Saúde na Capital
Dois hospitais de Porto Alegre restringem atendimentos em emergências
Somente casos de maior gravidade estão sendo atendidos nos locais em função da superlotação


Dois hospitais de Porto Alegre anunciaram, nesta terça-feira (20), que estão com restrições nos atendimentos nas emergências. O Hospital São Lucas da PUCRS restringiu atendimentos da emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo somente casos graves. A ocupação de leitos emergenciais estava em 310% no local durante esta tarde.
A emergência privada e de convênios seguiu funcionando normalmente. Cerca de 60% dos atendimentos realizados nos últimos 15 dias no setor foram relacionados a síndromes respiratórias.
Na rede privada, o Hospital Ernesto Dornelles anunciou que a emergência clínica foi temporariamente restrita. Com isso, estão sendo atendidos somente casos de pacientes em estado grave. O hospital não informou qual o índice de ocupação.
Aumento de casos de síndromes respiratórias
Outras instituições da rede privada registraram uma elevação no número de atendimentos a pacientes que relataram sintomas respiratórios recentemente.
O Hospital Moinhos de Vento, por exemplo, registrou praticamente o mesmo número de atendimentos se comparado ao mesmo período de abril, mas com um acréscimo de 34% nos atendimentos por causas respiratórias e aumento de 19% nas internações pelas mesmas causas.
Já na emergência pediátrica, o hospital constatou um aumento de 20% na demanda, se comparado ao mesmo período de abril, com acréscimo de 37,8% dos atendimentos por causas respiratórias e aumento de 28% das internações pelas mesmas causas.