Notícias



Aos 116 anos

Morre gaúcha considerada a pessoa mais velha do mundo

Conforme a família, freira Inah Canabarro Lucas faleceu de causas naturais, na residência das Irmãs Teresianas, em Porto Alegre

01/05/2025 - 18h12min

Atualizada em: 01/05/2025 - 18h13min


Júlia Ozorio
Júlia Ozorio
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Irmã Inah em seu aniversário de 115 anos.

A freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais velha do mundo, faleceu na tarde desta quarta-feira (30), aos 116 anos. 

— Agora, ela está com Deus e com o papa Francisco — diz o sobrinho de Inah, Cleber Vieira Canabarro Lucas.

De acordo com a família, a freira faleceu de causas naturais, na residência das Irmãs Teresianas, em Porto Alegre, onde residia há muitos anos.

— Faleceu pela idade, organismo foi parando aos poucos, sem nenhuma doença — explica o sobrinho.

Inah se tornou a pessoa mais velha do mundo depois da morte da francesa Lucile Randon, em janeiro de 2025, aos 118 anos. O mapeamento foi feito pelo LongeviQuest, grupo de pesquisadores referência no monitoramento de supercentenários pelo mundo.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento da irmã.

Quem era Inah Canabarro Lucas

Inah Canabarro Lucas era filha de João Antonio Lucas e Mariana Canabarro Lucas e bisneta do general David Canabarro, figura importante da Guerra da Cisplatina e da Revolução Farroupilha. 

Ela é natural de São Francisco de Assis, na região central do Rio Grande do Sul. A gaúcha teria nascido em 27 de maio de 1908 e sido registrada em 8 de junho, como consta na certidão de nascimento.

Segundo biografia publicada no site do LongeviQuest, Inah era tão magra quando criança que muitos achavam que não sobreviveria. Ainda conforme o grupo de pesquisadores, Inah começou a vida religiosa aos 16 anos, no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento.

Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Irmã era colorada.

Em 1928, já morando em Montevidéu, no Uruguai, Inah se tornou freira. De volta ao Brasil, em 1930, passou a dar aulas de português e matemática no Rio de Janeiro. E só retornou a Santana do Livramento na década de 1940, onde manteve a vocação de ensino, conforme o LongeviQuest.

Inah ainda trabalhou em Itaqui em duas ocasiões distintas, entre 1949 e 1979. Em 1980, assumiu cargo na Casa Provincial de Porto Alegre.

Já em 2018, ao comemorar seu 110º aniversário, Inah recebeu uma carta do próprio papa Francisco parabenizando-a.

Durante a pandemia, em outubro de 2022, no entanto, deu um susto nas companheiras: foi diagnosticada com Covid-19. A freira, que havia recebido a primeira dose de vacina contra a doença em Porto Alegre, logo se recuperou.

Além de ter sido considerada a pessoa viva mais velha do mundo, Inah também foi a 20ª pessoa mais velha registrada na história, conforme o LongeviQuest.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias