Região Metropolitana
Para minimizar impacto da crise na saúde, Canoas anuncia ampliação de leitos e mutirões de procedimentos
Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, em março eram 21.313 pedidos para exames e 12.441 solicitações para cirurgias


Para buscar desafogar os hospitais superlotados e diminuir a fila de espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Canoas anunciou nesta quarta-feira (14) a ampliação de 24 leitos hospitalares e mutirões para cirurgias e exames com turno estendido. Os procedimentos serão realizados no Hospital Nossa Senhora das Graças.
De acordo com a prefeitura, os 24 leitos hospitalares reabertos no estabelecimento de saúde estavam fechados havia mais de um ano. Eles foram destinados para procedimentos eletivos e emergência, se necessário. Mais 36 devem ser disponibilizados até o mês de junho. Atualmente, a instituição possui 114 leitos.
Em relação às filas de exames e cirurgias, os mutirões serão realizados todos os dias da semana — incluindo sábados e domingos. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, em março eram 21.313 pedidos para exames e 12.441 solicitações para cirurgias.
Segundo a diretora-geral do hospital, Daniela Oliveira, quatro salas cirúrgicas estarão disponíveis para os procedimentos. Os pacientes estão sendo chamados para a atualização dos exames pré-cirúrgicos. O pedido é para que a população atualize os dados, inclusive telefone para contato, junto a sua Unidade Básica de Saúde de referência.
Os mutirões serão realizados entre 7h e 24h nos sábados e domingos, e de segunda a sexta-feira, das 19h às 24h.