Acima do limite
Porto Alegre registra quase 100% de ocupação de leitos SUS; sete emergências estão superlotadas
Capital tem 4.302 pessoas internadas nesta quarta-feira (7), conforme o Painel de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. UPas também registram movimentação acima da capacidade

A rede pública de saúde de Porto Alegre opera no limite nesta quarta-feira (7). A Capital conta com 4.302 pessoas internadas em hospitais, o que representa 99% da ocupação máxima de leitos do município pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na porta de entrada das instituições, a situação é ainda pior. Sete emergências para adultos do SUS operam com superlotação. Os dados são do Painel de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.
Quatro hospitais de alta complexidade da Capital — Hospital de Clínicas, Conceição, São Lucas da PUC e Santa Casa — operam acima dos 100% de capacidade. A pior situação é do Hospital Santa Casa, que registra 239% de ocupação.
Outros três hospitais especializados, Cristo Redentor, Pronto Socorro e Cardiologia, também registram superlotação nas emergências.
Situação nas UPAs
Além dos leitos em hospitais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital estão com a taxa de ocupação acima da capacidade.
As UPAs Cruzeiro do Sul, Bom Jesus, Lomba do Pinheiro, Moacyr Scliar e a unidade de Saúde Mental do IAPI, registram índices de atendimento elevados, entre 150% e 306%.
A quantidade de pessoas de fora de Porto Alegre internadas na Capital chega a 43% do total. Essa é uma queixa da administração municipal.
O município com mais moradores internados em Porto Alegre é Viamão. Cerca de 5,5% dos leitos são ocupados por moradores da cidade da Região Metropolitana. Na sequência, a lista de pessoas que residem fora de Porto Alegre conta com pacientes de Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Guaíba (veja lista abaixo).
Situação das emergências em Porto Alegre
Hospitais com superlotação nas emergências SUS:
- Hospital de Clínicas: 230%
- Hospital Conceição: 175%
- Hospital São Lucas da PUC: 190%
- Hospital Santa Casa: 239%
- Hospital Cristo Redentor: 170%
- Hospital de Pronto Socorro: 165%
- Hospital de Cardiologia: 300%
Taxa de ocupação das UPAs:
- Cruzeiro do Sul: 200%
- Bom Jesus: 231%
- Lomba do Pinheiro: 150%
- Moacyr Scliar: 306%
- Unidade de Saúde Mental do IAPI: 144%
Lista de municípios com mais pacientes internados em Porto Alegre (por % de leitos ocupados):
- Viamão: 5,51%
- Alvorada: 5,01%
- Gravataí: 3,30%
- Cachoeirinha: 2,05%
- Guaíba: 1,88%
*Produção: Gabriel Dias