Notícias



Reforço

Prefeitura anuncia cem leitos extras em hospitais de Porto Alegre durante Operação Inverno 2025

A medida também autoriza a contratação temporária de profissionais da saúde e abertura de unidades aos finais de semana 

13/05/2025 - 09h35min

Atualizada em: 13/05/2025 - 09h35min


Lisielle Zanchettin
Lisielle Zanchettin
Enviar E-mail
Cristine Rochol / Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação
Leitos extras receberão pacientes por 122 dias.

Em meio ao cenário de superlotação das emergências, a prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta segunda-feira (12), a Operação Inverno 2025. A medida amplia o número de leitos, autoriza a contratação temporária de profissionais da saúde e a abertura de unidades aos finais de semana. 

Para melhorar o atendimento durante o período de maior demanda, cem leitos extras receberão pacientes por 122 dias. De acordo com a prefeitura, parte estará disponível já a partir de quinta-feira (15). 

O número de leitos é menor do que o ofertado no ano passado, quando foram cerca de 140. O custo da operação será de R$ 13 milhões provenientes de recursos municipais e federais. Na semana passada, o governo do Estado anunciou o aporte para reforçar a assistência em cidades gaúchas. Porto Alegre espera receber R$ 610 mil.

Em relação aos profissionais de saúde, serão contratos de forma temporária 136 colaboradores entre técnicos em enfermagem, enfermeiros, auxiliares de farmácia e outros. A seleção ocorre a partir do chamamento dos selecionados em concurso público em validade. 

Conforme a prefeitura, será criada uma agenda para realização de 4 mil exames de raio-x de tórax por mês para agilizar o diagnóstico de doenças respiratórias. Além disso, 14 unidades básicas de saúde irão funcionar por 28 dias ampliando os atendimentos aos finais de semana e no feriado de Corpus Christi. 

A Operação Inverno tem como iniciativas a ampliação de serviços de saúde em hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs), contratação de profissionais de forma emergencial para reforçar o atendimento e abertura de unidades de saúde em fins de semana.

Leitos extras em funcionamento por 122 dias: 

  • 51 leitos de enfermaria adulto nos Hospitais Vila Nova e Restinga
  • 31 leitos para enfermaria pediátrica no Hospital Restinga
  • 10 leitos para unidade de terapia intensiva no Hospital Vila Nova
  • 8 leitos para enfermaria e emergência pediátrica no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

Unidades de saúde abertas aos finais de semana e feriado por 28 dias:

  • A partir de 1º de junho: quatro sábados e cinco domingos e feriado de Corpus Christi (dia 19)
  • Julho: quatro sábados e quatro domingos
  • Agosto: cinco sábados e cinco domingos

Apenas sábados: US Passo das Pedras I, US Ramos, US Farrapos, US Chácara da Fumaça, US Panorama, CF Tristeza, US Lami, CF Modelo e CF Primeiro de Maio

Sábados, domingos e feriado: US Assis Brasil, US São Carlos, US Bom Jesus, CF José Mauro Ceratti, CF Moab Caldas e Consultório na Rua Centro


MAIS SOBRE

Últimas Notícias